TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peça Por Um Item

Ensaios: Peça Por Um Item. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2013  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Volumetria de complexação – Respostas das questões teóricas

1) O ponto final da titulação pode ser detectado utilizando indicadores metalocrômicos. Este indicadores formam complexos com íons metálicos específicos, cujas cores diferem dos indicadores livres e mudam de coloração bruscamente no ponto de equivalência Exemplos de indicadores: negro de eriocromo-T, murexida, zincon, azul de variamina.

2) É um índice utilizado para indicar a quantidade de íons cálcio e magnésio, na forma de sulfato de bicarbonato, presente na água. Estes íons precipitam na forma de carbonato e pode diminuir o calibre das tubulações, em caldeiras pode impedir a troca de calor causando superaquecimento e explosões, em lavanderias reagem com sabão formando precipitado que contribui para a destruição das fibras dos tecidos.

4) (a)Porque o EDTA consegue formar complexos muito estáveis com quase todos os cátions polivalentes da tabela periódica, sempre na proporção 1:1; (b) tanto o EDTA com o sal dissódico podem ser obtidos com alto grau de pureza e podem ser utilizados como padrão primário, entretanto, se houver necessidade, soluções de EDTA e seus sais podem ser facilmente padronizadas utilizando carbonato de cálcio com padrão primário; (c) as soluções diluídas desses compostos podem ser obtidas de maneira direta; (d) o EDTA e seus sais podem ser secos em estufa; (e) apresentam alta massa molar minimizando os erros de pesagem; (f)

5) (a) Antes do preparo das soluções o EDTA e seus sais devem ser devidamente secos em estufa a alta temperatura; (b) as soluções devem ser guardadas em frascos de polietileno lavados e fervidos; (c) as soluções estocadas devem ser padronizadas no mesmo dia da utilização; (d) a água utilizada para o preparo das soluções deve ser cuidadosamente destilada pois não pode conter traços de íons metálicos polivalentes.

Volumetria de Complexação - Respostas das questões envolvendo cálculos

3) É necessario calcular a concentração dos íons magnésio na solução preparada e depois utilizar este valor de concentração para calcular a massa de magnésio em solução. Em seguida calcula-se a porcentagem de íons magnésio em solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com