TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plantation

Por:   •  21/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR[pic 1]

CURSO DE PUBLICIDADE E JORNALISMO 3º SEM /4º PERÍODO

PLANTATION

FLÁVIA LUCENA SEIXAS

Atividade apresentada ao professor Sérgio Tadeu como requisito de avaliação parcial na disciplina Economia Brasileira

SALVADOR

2015[pic 2][pic 3]

[pic 4]

Plantation

O Plantation foi um tipo de sistema agrícola, bastante utilizado quando a América estava sendo colonizada. Com o surgimento do novo continente, os estrangeiros passaram a explorar cada vez mais o novo espaço, com a intenção de abastecer o mercado. Os metais preciosos eram bastante atraídos pelos colonizadores, mas era difícil encontra-los. Enquanto o tempo passava eles investiam nas novas terras, tentando extrair todo tipo de mercadoria. Então, a agricultura naquele momento era garantia de lucro para os colonizadores. O Brasil juntamente como outras partes da América, começa a utilizar o PLANTATION como forma de produção.

O Plantation gerava produtos agrícolas com baixo custo na capital e causava o enriquecimento daqueles que faziam o seu comercio na Europa. Essa forma de produção hoje é bastante criticada por alguns estudiosos do assunto – era o chamado Pacto Colonial, onde a Colônia produzia através do Plantation para a metrópole, a qual detinha o monopólio dos produtos gerados em suas colônias no continente americano.

Algumas das características da PLANTATION

A sua agricultura era baseada em latifúndios monocultores com mão de obra compulsória e destinada à exportação. Foi essa forma de explorar o solo que caracterizou o chamado Colônias de exploração.  

O latifúndio foi outro marco comum nas colônias de exploração, poucas pessoas eram donas de grandes quantidades de terra e estavam diretamente ligadas à coroa para gerar os produtos que abasteceriam a metrópole. Hoje em dia, principalmente na América Latina, as características latifundiárias são existentes em diversos países, fruto de tal época.

A monocultura consiste na exploração intensiva da porção de terra utilizada, o latifúndio, para a produção de apenas um gênero agrícola. O gênero mais explorado no Brasil durante muito tempo foi a cana-de-açúcar. Depois, o café assumiu também tal característica.

A mão-de-obra compulsória era outro fator notável no processo produtivo da Plantation. A utilização do trabalho forçado era o meio identificado no momento como a melhor forma de garantir os lucros e diminuir os gastos para produção.

Outra característica marcante da Plantation, era que nas colônias ficavam apenas as piores partes dos gêneros produzidos em suas colheitas, sendo que as colônias não tinham a liberdade de comercializar com outros países. O lucro de todo esse sistema era arquitetado para satisfazer os cofres metropolitanos.

Embora muito característico de uma época, o sistema agrícola Plantation não deixou de ser utilizado. Permaneceu vivo ao longo do tempo com a restrição de que o trabalho escravo foi abolido. Com as outras características, o Plantation ainda é adotado no Brasil, por exemplo, no cultivo de café ou cana-de-açúcar. Infelizmente, em alguns casos ainda se descobre a utilização de trabalho escravo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (102.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com