TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plíticas Sociais Do Brasil Nos Períodos De 1960 A 1980

Monografias: Plíticas Sociais Do Brasil Nos Períodos De 1960 A 1980. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  4.556 Visualizações

Página 1 de 3

Políticas sociais do Brasil nos períodos de 1960 a 1980.

Introdução: O Texto tem como objetivo principal analisar as caraterísticas das políticas sócias brasileiras nas décadas de 1960 a 1980. O aluno deverá analisar períodos acimas citados para compreender nesse período o SERVIÇO SOCIAL, e as posturas do serviço social frente as políticas sociais sempre procurando analisar os períodos e os desdobramentos das políticas sociais nas décadas de 1960 a 1980.

Dessa maneira é importante abordar alguns enfoque que marcaram a trajetória do serviço social, bem como: Compreender o comportamento do grupo nos 20 anos de ditadura militar ou seja os períodos que compreendem entre 1960 a 1980. De acordo com a psicologia social da época.

DESEMVOLVIMENTO: Entendemos por características das políticas sociais brasileira nas décadas entre 1960 a 1980, a reforma na constituição brasileira de 1988, e alguns aspectos relevantes da Lei Magna do país de 1988. Foram criados alguns conceitos sobre: Políticas sociais, direitos sociais. Sendo assim ficou criado os direitos adquiridos voltados para p social. E importante lembrar que em 1970 o Brasil passa por uma política econômica denominado como “Milagre Econômico”, influenciado pelas grandes indústrias implantadas no país. Essas conquistas foram resultados de grandes lutas das iniciativas popular devido as grandes jornadas de trabalho e os baixos salários. Todas essas conquistas de conflitos e mobilizações sócio político que marcaram os períodos de 1970 a 1980. A partir de então a participação decisiva da massa social organizada nos processos implementação das políticas sociais respondendo a demandas que existiam em torno da descentralização e democratização do país e necessário entendemos a analise das características das políticas sociais, como a grande expansão da industrialização internacional. A partir dessa trajetória expandiu o desenvolvimento de atores sociais que tiveram participação decisiva nos processos de crescimento das políticas sociais. Essas tais políticas são vistas como estratégias do governo.

Para alguns autores a grande expansão da industrialização internacional, o período de 1964 marca a política social foi utilizada como compensação segundo afirma PEREIRA (2012).

CONCLUSÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL:

Política social: Entende-se por política social a busca elucidação da natureza e o papel do Estado, tomada como instancia onde se projeta a complexidade de interesses, com influencia nos compromissos de políticas publicas configurando em cada conjuntura . Dessa maneira, Estado e política social são, pois tomadas como campos cujo dinâmica em inter-relação compõe um pilar analítico.

Sabemos que o estado brasileiro se construiu como um importante aliado da burguesia, por sua vez o Brasil atendeu a logica do crescimento do capitalismo e nesse sentido emergem a necessidade das políticas sociais do Brasil que devem ser aprendida no movimento geral e nas configurações particulares do Estado ou seja do brasil. Sob essa ótica, o que pode ser constatado é que a política estatal aparece a partir de relações sociais. A partir dos anos 30 do século passado, onde era representado uma estratégia de gestão social da força de trabalho. A igreja católica recrutava as agentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com