TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Caracteristicas Da Mesopotamia

Ensaios: Principais Caracteristicas Da Mesopotamia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  21.285 Visualizações

Página 1 de 7

O Direito nas Primeiras Civilizações Mesopotâmicas

Acadêmico de Direito

Segundo Pozzer, a Mesopotâmia localiza-se no território do atual Iraque, no vale fluvial do Eufrates e doTigre. Foi nessa região que surgiram as civilizações urbanasresponsáveis pela invençãoda primeira escrita da humanidade, a escrita cuneiforme. Na Antiguidade, essa região foi palco de importantes culturas, sua estrutura política básica foi a da cidade-estado, marcada pela pulverização do poder, em que cada cidade-estado disputava a hegemonia política sobre uma dada região.

O termo Mesopotâmia vem do grego, que significa "terra entre dois rios", e esse nome foi dado pela sua localização entre os rios. Trata-se de um planalto de origem vulcânica localizada no Oriente Médio, delimitado entre os vales dos dois rios, ocupado pelo atual território do Iraque e terras próximas. Os rios desaguam no Golfo Pérsico e a região toda é rodeada por desertos.

A Mesopotâmia é inserida na área do Crescente Fértil, uma região excelente para a agricultura, exatamente num local onde a maior parte das terras vizinhas são áridas para qualquer cultivo, tornando assim um local bastante cobiçado e disputado. A Mesopotâmia tem duas regiões geográficas distintas: ao Norte a Alta Mesopotâmia ou Assíria, uma região bastante montanhosa, desértica, e ao Sula Baixa Mesopotâmia ou Caldeia, muito fértil em função do regime dos rios, onde periodicamente tem suas enchentes, contribuindo para a sustentação da boa qualidade da terra.

A Mesopotâmia foi uma região por onde passavam muitos povos nômades de diversas regiões. A terra fértil fez com que alguns desses povos aí se estabelecessem, e do convívio entre muitas dessas culturas floresceram as sociedades mesopotâmicas. Os povos que ocuparam a Mesopotâmia foram, os os sumérios, os Acádios, os Amoritas ou antigos babilônios, os assírios, e os caldeus ou neobabilônicos.

Os sumérios foram os primeiros a habitar o sul da Mesopotâmia por volta de 5 000 a.C, e ali construiu as primeiras cidades de que a humanidade tem conhecimento, como Ur, Uruk e Lagash, e como a maioria dos povos antigos, os sumérios eram politeístas, desenvolveram a escrita cuneiforme, que era feita em placas de argila e possuíam um grande domínio de técnicas de irrigação.

Os Amoritas eram povos que situava nas margens do rio Eufrates. Os amoritas, povos semitas proveniente da Arábia, edificaram o Primeiro Império Babilônico. Este povo é conhecido também como "antigos babilônicos", o que os diferencia dos caldeus, fundadores do Segundo Império Babilônico, denominados neobabilônicos.

O soberano que mais se destacou foi Hamurabi (1728 a 1686), elaborando leis que ficaram conhecidas como Código de Hamurabi , que tinha como base um código sumeriano "Ur-nammu". O caráter das leis que constituíam o Código de Hamurabi era bastante severo em que a pena era equivalente à falta cometida, como por exemplo: Se um filho agredisse um pai, teria as mãos decepadas. Dessa forma, pode-se dizer que as leis da época se baseavam no princípio do olho por olho, dente por dente.

O Código de Hamurabi apresenta uma série de penas para delitos domésticos, comerciais, ligados à propriedade, à herança, à escravidão e a falsas acusações, sempre baseadas na Lei de Talião, "Olho por olho, dente por dente", e após sua morte, a Mesopotâmia foi abalada por sucessivas invasões, até a chegada dos assírios (POZZER).

De origem semita, os assírios viviam do pastoreio e habitavam as margens do rio Tigre. A partir do final do segundo milênio a.C., passaram a se organizar como sociedade altamente militar e expansionista. Realizaram diversas conquistas e expandiram seu domínio para além da própria Mesopotâmia, chegando ao Egito. O centro administrativo do império assírio era a cidade de Nínive, e o exército assírio era um dos mais notáveis da Antiguidade, fato que proporcionou aos assírios o poder de conquistar diversos territórios.

Mesmo com o exército, o império não conseguiu se sustentar, em grande parte pelo fato de que a maioria da população do império não gostava do regime militar e muitas vezes cruel, ao qual estavam submissas. Um dos reis que mais se destacou foi Assurbanípal.

E o outros povos que ali habitaram foram os Caldeus, povo de origem semita que se estabeleceu na Baixa Mesopotâmia no início do primeiro milênio a.C. Os caldeus foram os principais responsáveis pela derrota dos assírios, e pela organização do novo império babilônico. Nabucodonosor foi o soberano mais conhecido dos caldeus. Famoso pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia e da Torre de Babel, governou por quase sessenta anos e após sua morte os persas dominaram o novo império babilônico. O império dos caldeus durou apenas 73 anos, pois foi incorporado ao Império Persa.

Na Baixa Mesopotâmia, a agricultura de irrigação era a base da Economia, e cultivavam trigo, cevada, linho,gergelim , árvores frutíferas, raízes e legumes. Os instrumentos de trabalho eram rudimentares, em geral de pedra, madeira e barro, possuíam criação de animais como carneiros, burros, bois, gansos e patos, e outra fonte de economia era o comercio, que foi uma figura importante na sociedade mesopotâmica.

A ciência que se destacava na Mesopotâmia era a Astronomia entre os babilônicos, pois conheciam as diferenças entre os planetas e as estrelas e sabiam prever eclipses lunares e solares. Dividiram o ano em meses, os meses em semanas, as semanas em sete dias, os dias em doze horas, as horas em sessenta minutos e os minutos em sessenta segundos. Os elementos da astronomia elaborada pelos mesopotâmicos serviram de base à astronomia dos gregos, dos árabes e deram origem à astronomia dos europeus.

Entre os caldeus, a matemática alcançou grande progresso, pois os mesopotâmicos usavam um sistema matemático sexagesimal (baseado no número 60). Eles conheciam os resultados das multiplicações e divisões,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com