TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REZENHA:CONTRIBUIÇÕES DEIXADAS NO BRASIL PELA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA

Trabalho Universitário: REZENHA:CONTRIBUIÇÕES DEIXADAS NO BRASIL PELA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  1.697 Visualizações

Página 1 de 2

CONTRIBUIÇÕES DEIXADAS NO BRASIL PELA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA

• Abertura de portos;

• Criação de Ministérios: entre eles o da Guerra, da Marinha, da Fazenda e do Interior;

• Fundação do Banco do Brasil, da Casa da Moeda, da Junta Geral do Comércio e do Supremo Tribunal;

As melhorias não foram só econômicas, mas também culturais e educacionais: Academia Real Militar, Academia da Marinha, Escola Real de Ciências, de Artes e Ofícios, a famosa Academia de Belas-Artes e dois colégios de Medicina e Cirurgia, no Rio de Janeiro e em Salvador.

Entre outras benfeitorias pode-se citar a criação do Museu Nacional, do Observatório Astronômico, a Biblioteca Real - combinação de diversos livros e documentos que vieram de Portugal -, a estréia do Real Teatro de São João (atual teatro São Caetano) e o surgimento do Jardim Botânico;

Até então proibido, foi inaugurado o primeiro jornal do país, a Gazeta do RJ (1808)

O Rio de Janeiro passou por uma grande transformação, expandiu-se, ganhou chafarizes, para que houvesse fornecimento de água, pontes e calçada. Construíram-se ruas e estradas, e a iluminação pública foi instalada.

A vinda da Missão Artística Francesa trouxe grandes nomes ao Brasil.

O conjunto destes fatos foi muito bom para o desenvolvimento do Brasil.

CURIOSIDADE:

Na época de D.João, enquanto o Brasil via seus progressos, Portugal estava em crise por causa da guerra de Napoleão. Ele foi obrigado a voltar. O embarque de D. João foi bastante conturbado, pois este decidiu levar consigo o dinheiro e o ouro do Banco do Brasil. Foi necessário D. Pedro determinar que as tropas dessem um fim ao burburinho, evitando desta forma que o navio atracado fosse invadido e revistado. Desta forma, D. João foi-se embora, assim como nosso dinheiro esvaiu direto para os cofres de Portugal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com