TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raízes de um paradigma indiciário

Resenha: Raízes de um paradigma indiciário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2013  •  Resenha  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  377 Visualizações

Sinais: Raízes de um paradigma indiciário.

Por volta do final do século XIX, emergiu silenciosamente no âmbito das ciências humanas um modelo epistemológico (caso se prefira, um paradigma). (143)

Giovani Morelli propunha que para se saber o real artista de um quadro era preciso observar as característica menos aparentes, as características mais negligenciáveis, e menos influenciados pelas características da escola a que o pintor pertencia.

“O conhecedor de arte é comparável ao detetive que descobre o autor do crime (do quadro) baseado em indícios imperceptíveis para a maioria”. (145)

Freud também utilizava o método moreli não para perceber detalhes imperceptíveis, negligenciáveis mas que forneciam elementos crucias para determinara personalidade de uma pessoa.

PARADIGMA INDICIARIO: Método interpretativo centrado sobre os resíduos, sobre os dados marginais, considerados reveladores.

Pistas talvez infinitesimais que permitem captar uma realidade mais profunda, de outra forma inatingíveis.

O que caracteriza esse saber é a capacidade de, a partir de dados, aparentemente negligenciáveis, remontar a uma realidade complexa não experimentável diretamente.

Se a realidade é opaca, existem zonas privilegiadas – sinais, indícios –q eu permitem decifrá-la.

Pistas: mais precisamente, sintomas (no caso de Freud), indícios (no caso de Sherlock Holmes), signos pictórios. (no caso de Moreli)

Os três eram médicos, entreve-se o modelo da semiótica médica. Assim no final do século XIX começou a se afirmar um modelo baseado na semiótica. Mas suas raízes eram muito mais profundas.

Tinha raízes no caçador pré-histórico que a partir de pistas, de rastros, de marcas reconstruía a história da caça.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com