TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Enem 2020

Por:   •  14/4/2021  •  Resenha  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, garante, em suas disposições uma série de direitos sociais. No entanto, apesar de tal garantia, percebemos que a saúde mental vem sendo desrespeitada, tanto pelo governo, tanto pela sociedade. Com isso, é fulcral o debate e resolução do impasse causado pela negligência governamental e pela falta de estrutura educacional.

Primeiramente, nota-se que a negligência governamental é causa expressa da questão. No livro “Ética a Nicomaco” de Aristóteles, o filosofo afirma que a política existe para garantir a felicidade dos cidadãos. Entretanto, não é isso que vem acontecendo na sociedade brasileira atual, visto que as doenças neuropsíquicas vêm sendo negligenciadas pelo governo, sociedade e mídia, fazendo assim um silenciamento social sobre o assunto. As doenças psicológicas como depressão, ansiedade e border são uma pandemia silenciada por todos, mata e “infecta” milhares de pessoas todos os dias e por incapacidade dos órgãos legislativos ainda não ganhou a atenção e cuidados que necessita. Gerando preconceito e criando estigmas perante a sociedade. Um desses casos de preconceito foi a participante do reality show Raissa Barbosa, diagnosticada com Border, doença que em momentos de pressão ou descontentamento a pessoa tem transtornos de agressividade e desequilíbrio, em um desses momentos Raissa derrubou uma porta e gerando preconceito e descontentamento do público e pedindo sua saída do programa.

Ademais, a falta de estrutura educacional é causa secundaria do imbróglio. Segundo o escritor e professor Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma o mundo, sem ela tampouco a sociedade muda”. O autor afirma que a educação é imprescindível para resolver o estigma associado as doenças mentais na sociedade, pois a academia pedagógica tem o dever de além de ensinar habilidades cognitivas e socioeducativas, deve explicar e perpetuar a importância do debate dessas doenças em sala de aula, visto que 2/3 dos alunos brasileiros são estudantes de escolas públicas segundo o IBGE, fazendo assim uma grande conscientização dos estudantes sobre o assunto.

Portanto, medidas são necessárias para a resolução da problemática. O Ministério da Educação, junto a psicólogos deve propor palestras socioeducativas e explicando e debatendo sobre as doenças neuropsíquicas, como depressão e ansiedade, fazendo assim, com que os estudantes tenham total domínio e conhecimento sobre o assunto. O governo junto a mídia deve fazer campanhas de conscientização sobre o assunto com propagandas, cartazes e vídeos gratuitos na internet para educar e orientar a população brasileira. Ao final dessas medidas, as garantias sociais de 1988 estarão sendo cumpridas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (23.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com