TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Paléstra Arquitetura Saudável

Por:   •  20/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Prestigiada palestra apresentada pelas arquitetas urbanistas e certificadas pelo selo casa saudável- HBC PRO, Rejane Pimenta e Candice Ruwer Vidor. Profissionais que visam, através do escritório corporativo Ideia Arquitetura Transformativa, projetos que englobem arquitetura saudável e sustentável. Perante ao intuito de despertar uma arquitetura mais humanizada, priorizando a escolha por ambientes mais saudáveis para ambos, planeta e pessoas.

Agregou-se o conhecimento de que há um impacto além da incomodidade causada pelo ambiente nas pessoas, influenciando em suas áreas emocionais, sociais e física. E instituições como a Healthy Builldig Certificate (HBC) vem capacitando e orientando profissionais a projetar, construir e preservar espaços que viabilizem o bem-estar.

A psicologia dos ambientes é um tópico muito abrangente, onde há relação direta com as técnicas construtivas, seletiva de materiais e proporções. Obtendo tal percepção e discernimento forma-se profissionais aptos e diligentes, capazes de ampliar o aquirimento de ambientes de maior sustentabilidade e saúde.

SAÚDE AMBIENTAL

Relatada a síndrome do edifício enfermo, reconhecida no ano de 1982 pela OMS, onde se proliferou um conjunto de doenças causada pela poluição do ar em espaços fechados, persuadimos a relevância da atenção ao tratar-se da elaboração de um ambiente proposto. Ao tratarmos de fatores de risco que persuadem tais condições, abrange-se os fatores físicos denominados condições e enfermidades do local, fatores químicos, substancias químicas inseridas no ambiente por meio de produtos de limpeza ou em materiais de acabamento, fatores biológicos, fatores psicossociais causado por desavenças da desestabilidade do ambiente e fatores pessoais.

Para oprimir estes fatores é imprescindível compreensão das necessidades de um ambiente saudável. Iniciando-se pela distribuição de ambientes, onde devemos proporcionar boas qualificações para cada ambiente de acordo com suas funções e demandas, buscando por como as cores e as formas interferem na atmosfera habitada. A intervenção da qualidade da iluminação natural na vida diária das pessoas é extremamente relevante para que se tenha boa saúde além do conforto proposto nos espaços, assim como as artificiais precisam ser direcionadas de forma a corresponder as necessidades do ambiente, evitando seu excesso e intensidade que podem gerar estresse e desconforto. Que também poder ser adquiridos por meio de uma acústica precária, além de interferir na produtividade diária.

Um dos principais fatores de doenças é a degradada qualidade de ar interna, que acaba atingindo uma pior condição do que a externa, demandando a necessidade de aberturas bem elaboradas que proporcionem uma boa ventilação e obter plantas no interior permitindo a renovação do ar, evitando também o consumo de produtos de aromatização que contenham aditivos que prejudiquem a saúde. Assim como a qualidade da água que pode ser regulada ao fazer a elaboração da hidráulica e adquirir filtros para uma purificação de maior precisão. Da mesma maneira que ao realizar a instalação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com