TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO COM PACIENTES QUE FAZEM BUSCA RECORRENTE AOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE VALE DO SOL, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

Por:   •  6/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  19.342 Palavras (78 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 78

[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

TÂNIA ELISABETH GOLDSCHMIDT

ESTUDO COM PACIENTES QUE FAZEM BUSCA RECORRENTE AOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE VALE DO SOL, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

SANTA CRUZ DO SUL,

         2016.         

Tânia Elisabeth Goldschmidt

ESTUDO COM PACIENTES QUE FAZEM BUSCA RECORRENTE AOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE VALE DO SOL, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

Trabalho de conclusão de curso apresentado na disciplina de TCC I e II, do Curso de Psicologia, como parte integrante dos requisitos para obtenção do grau de psicólogo outorgado pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Professora Dra. Karla Gomes Nunes

Santa Cruz do Sul,

2016.


Dedicatória/ Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus, pela vida e razão de tudo que somos e conseguimos realizar.

Agradecimentos aos mestres e doutores do curso de psicologia pelos conhecimentos transmitidos e pela paciência em suportar as minhas limitações.

Ao gestor e aos trabalhadores de saúde que permitiram e contribuíram com a pesquisa, um agradecimento especial.

Aos pacientes e usuários dos serviços de saúde do município de Vale do Sol, sem o consentimento de vocês este estudo não seria possível.

Família, o que seria de mim sem vocês? Manos, cada um traçou e seguiu seu rumo, tão longe em quilômetros, mas tão pertos do meu coração. Até na minha desesperança vocês achavam uma maneira de me incentivar, apoiar e contribuir na escolha do meu rumo. No sorriso do meu sobrinho Felipe, ou numa foto de um lugar visitado por Evandro, Fabiane, Lilia e Oscar.

Mana e Oscar, vivenciaram comigo o meu trabalho, lendo, corrigindo, sugerindo, não consigo expressar em palavras tamanha alegria e satisfação.

Leandro, meu amigo, parceiro, companheiro, confidente, obrigado pelo carinho nas horas mais difíceis.

Leonardo, meu querido e amado filho, todo esse tempo segurou a barra sozinho, estudante, dono de casa, faxineiro, cuidando de tudo para que a mãe pudesse estudar, te amo e peço desculpas pelas inúmeras ausências nesses muitos anos da faculdade.  

Amigos, contem comigo, para que mesmo? Sempre estudando e /ou enrolada com os trabalhos, faculdade em primeiro lugar. Vocês reclamavam, faltava parceria, mas eu amo vocês e obrigado por tudo.

RESUMO

O presente trabalho de pesquisa do tipo descritivo exploratório é um estudo com pacientes que fazem a busca recorrente aos serviços de saúde de um município de pequeno porte do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Uma das peculiaridades deste município diz respeito a ser praticamente agrícola, e um dos únicos da região que compreende a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde a contar com 100% de sua população assistida pela Estratégia de Saúde da Família.  A busca recorrente aos serviços de saúde pelos pacientes foi trazida como um dos fatores estressores na prática dos trabalhadores de duas Estratégias de Saúde da Família deste município em pesquisa realizada no ano de 2014, com o título: “O processo de trabalho do profissional da estratégia de saúde da família de Vale do Sol e suas implicações”. Enquanto trabalhadora de saúde e moradora deste município há mais de dez anos, por inúmeras vezes me deparei com as mesmas pessoas procurando por atendimento nos serviços de saúde de forma recorrente, e em consequência dessa busca sendo tachadas de “chatas”, e até mesmo de “poliqueixosas”, o que gera certa repulsa dos profissionais de saúde em atendê-los (as).  A identificação dos pacientes do referido estudo será feita mediante entrevista com os profissionais de saúde das duas Estratégias de Saúde da Família selecionadas, ressaltando que, ambas estão localizadas no interior deste município. Na entrevista os trabalhadores serão questionados sobre o conhecimento de pacientes nos moldes do estudo, que fazem uso recorrente dos serviços de saúde, e após farão a indicação de dois pacientes, que serão contatados e convidados a participar do presente estudo pela pesquisadora. A localização dos pacientes indicados pelos trabalhadores será mediante consulta a base de dados local do município, para que se preserve a identidade das mesmas, sendo que, os pacientes que não tiver as informações necessárias na base local de dados, como nome, endereço e telefone, serão eliminadas do presente estudo. Cabe ressaltar que, poucos trabalhos acadêmicos abordam a temática proposta, e quando são encontrados fazem referência à oferta, demanda e serviços ofertados nos grandes centros urbanos, e neste sentido, objetivou-se priorizar a população rural que quase não aparece nas produções cientificas e acadêmicas. Outro fator importante para a realização desta pesquisa, fala da implicação da pesquisadora com a população que reside na área rural, pois além de ser criada no meio rural a mesma ainda reside neste meio, sem o desígnio de sair deste lugar.

Sumário

I. INTRODUÇÃO        5

II. METODOLOGIA        6

2.1. Cronograma das visitas        9

2.2. Procedimentos para análise das informações        12

III. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        13

3.1. Contexto da pesquisa        13

3.2. Necessidade, demanda e desejo        23

Necessidades        23

Demanda        25

Desejo        25

3.3. Poliqueixoso e queixa        26

V. RESULTADOS        29

5.1. Entrevista com os trabalhadores        29

5.2. Entrevista com os pacientes        37

VI. DISCUSSÃO DOS CASOS        43

VII. CONSIDERAÇÕES FINAIS        44

...

Baixar como (para membros premium)  txt (120.1 Kb)   pdf (735.2 Kb)   docx (2.5 Mb)  
Continuar por mais 77 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com