TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial

Tese: Relatório Parcial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Tese  •  2.297 Palavras (10 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 10

º Relatório Parcial

Os educandos buscam, também, novas perspectivas de vida, melhores empregos e remuneração e necessitam do acolhimento e compreensão por parte dos docentes atuantes na EJA, uma vez que enfrentam inúmeras dificuldades para retornar ao ambiente educativo e nele permanecer. Avaliando que a formação docente seja um fator preponderante para uma atuação voltada para o cumprimento das funções reparadora, equalizadora e qualificadora da EJA, a temática de formação de professores, objetiva principalmente refletir sobre a formação docente para e na EJA.

Por meio de tais afirmações, as características mais marcantes dos educandos participantes da EJA, analisa o distanciamento existente entre a teoria e prática das políticas implementadas pelo governo nesta modalidade de ensino, constatando e reconhecendo que a Educação de Jovens e Adultos, em função de suas especificidades e complexidade, requer uma formação docente diferenciada e específica, ainda hoje incipiente no Brasil. A reflexão sobre a formação docente para e na EJA permitiu à autora reconhecer que, dada a incipiência de cursos de graduação voltados para a formação de profissionais para este segmento, ela – a formação – se concretiza simultaneamente à docência, num processo formativo contínuo no qual se faz necessário o envolvimento de todos os participantes do ato educativo.

A formação do docente para e na EJA é intrinsecamente ligada a diversos fatores, tais como, a necessidade de conhecer o educando e a análise crítica das políticas dessa modalidade de ensino. Consideramos que a formação do docente que atua na EJA aconteça de maneira mais significativa após a graduação, uma vez que poucas são as universidades que oferecem uma formação inicial específica para os que já trabalham e/ou queiram trabalhar nesta modalidade de ensino com tamanhas especificidades. Assim sendo, a formação do docente que não ocorre para a EJA, vai se concretizando na EJA... isso se dá nas escolas por meio da formação continuada e todos os atores participantes do ato educativo podem interferir direta e positivamente na qualidade e na consecução desse processo formativo.

Ressaltamos também que, as escolas apesar de estarem ligadas a um mesmo órgão de ensino, são singulares em suas vivências cotidianas. Isto impossibilita que as ações administrativo-pedagógicas sejam as mesmas em todos os estabelecimentos de ensino. A escola encarrega-se de desenvolver ações educativas enquanto cumpre suas funções que, na atualidade, vão além da tarefa de educar e ensinar. Se nas escolas regulares isto é complexo, que dirá nas escolas que oferecem a EJA, onde as especificidades se fazem presente de maneira mais evidente.

Nas escolas com oferta de EJA, necessário se faz ampliar as discussões teóricometodológicas, bem como o debate acerca das políticas pertinentes a essa modalidade de ensino, pois ambos perpassam o processo de formação docente para e na EJA... o docente comprometido com sua formação atuará de forma diferenciada, com respeito à diversidade dos educandos e compromisso de garantir não só a inclusão educacional mas, e principalmente, contribuir efetivamente para a redução das desigualdades sócio-educacionais e culturais causadas por direitos amplamente negados durante séculos.

Devemos lembrar que, o aluno da Educação de Jovens e Adultos já desenvolve os conteúdos, se envolvendo nas práticas sociais. Falta-lhe sistematizar. A dimensão política e social deve fazer parte das discussões em aula a partir do momento em que o interesse do jovem e do adulto, trabalhador ou não, é estar engajado e participante no contexto social e cultural em que está inserido.

2º Relatório Parcial

Objetivos Gerais da Educação de Jovens e Adultos

Que os educandos sejam capazes de:

* Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.

* Ter acessos a outros graus ou modalidades de ensino básico e profissionalizante, assim como a outras oportunidades de desenvolvimento cultural.

* Incorporar-se ao mundo do trabalho com melhores condições de desempenho e participação na distribuição da riqueza produzida.

* Valorizar a democracia, desenvolvendo atitudes participativas, conhecer direitos e deveres da cidadania.

* Desempenhar de modo consciente e responsável seu papel no cuidado e na educação das crianças, no âmbito da família e da comunidade.

* Conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar diferenças de gêneros, geração, raça e credo, fomentando atitudes de não-discriminação.

* Aumentar a auto-estima, fortalecer a confiança na sua capacidade de aprendizagem, valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social.

* Reconhecer a valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade.

* Exercitar sua autonomia pessoal com responsabilidade, aperfeiçoando a convivência em diferentes espaços sociais.

3º Relatório Parcial

“Contribuições de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos”

Em Educação de Jovens e Adultos, a figura do professor Paulo Freire representava para muitos e principalmente para aqueles que se constituíram em grupos de resistência às práticas educativas calcadas no ideário do Mobral, a possibilidade da definição de uma política que incorporasse a importância da educação de jovens e adultos na transformação social da cidade e não somente uma educação visando o processo produtivo da Nação. Isso porque, “a prática educativa, reconhecendo-se como prática política, se recusa a deixar-se aprisionar na estreiteza burocrática de procedimentos escolarizantes; lidando com o processo de conhecer, a prática educativa é tão interessada em possibilitar o ensino de conteúdos às pessoas quanto em sua conscientização”.

Falar em Educação de Jovens e Adultos no Brasil é falar sobre algo muito pouco conhecido; ao se falar, o debate se concentra na situação de miséria social, das precárias condições de vida da maioria da população e nos resultados do sistema público regular de ensino, não existindo uma discussão consistente sobre qual educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com