TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre O Documentário "Construindo Um Império - Roma"

Artigos Científicos: Relatório Sobre O Documentário "Construindo Um Império - Roma". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  14.048 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório sobre o documentário "Construindo um Império - Roma"

O documentário "Construindo um Império - Roma" do History Channel, trata-se de algumas das conquistas territoriais e descobertas na área de engenharia dos imperadores mais importantes dessa civilização.

A primeira construção citada é a ponte que o imperador Julio César construiu sobre o Rio Reno. Feita de toras, troncos e vigas, foi construída com uma incrível tecnologia para a época e impressiona até hoje pela rapidez com a qual foi feita.

Roma era um dos pequenos reinados que lutava por poder. Um dos motivos pelos quais era tão avançada na engenharia foi o fato de abrigarem fugitivos de todas as regiões, o que fez com que as culturas e os conhecimentos se unissem e que esta se tornasse a única superpotência do mundo mediterrâneo.

No ano de 312 a.C. foi projetada e construída a Via Ápia, feita de pedras, areia, cascalho e argila, uma resistente estrada que unia Roma até a província de Campana.

Os romanos criaram também uma argamassa à prova d'água, que era muito mais forte e durável que o concreto utilizado anteriormente. Esta era constituída por uma areia vulcânica denominada pozolana e cal.

No governo do imperador Augusto, foram criados os aquedutos: canais que transportavam água até a população e mantinham a cidade limpa.

Mais tarde, o imperador Claudio conquistou a Britânia e construiu 2 enormes aquedutos com uma inclinação ideal. Para a construção destes, cavavam túneis nas montanhas e construíam resistentes pontes nos vales.

Após a morte de Claudio, Nero assume o poder. Este ambicioso imperador construiu sobre o centro de Roma um enorme palácio, pois após a morte de sua mãe, se sentia solitário. O palácio foi construído sobre terras públicas e com dinheiro público e era constituído por vinhedos, pastos, jardins, lago artificial e um enorme palácio decorado com ouro e afrescos. Após a morte de Nero, os romanos enterraram o império que este tinha construído.

Como não havia herdeiro para ser imperador, houve uma luta entre os generais pelo poder. Vespasiano ganhou a luta e se tornou o próximo imperador de Roma. Vespasiano construiu sobre o lago do império de Nero o Coliseu: um anfiteatro construído por judeus que visava trazer diversão à população, através de lutas e batalhas navais.

Alguns impérios depois, Trajano assume o poder. Este foi um imperador de grande destaque, pois fez reparos em grande parte do império, construiu banhos públicos e levou o império romano ao auge, tanto em tamanho, quanto em riqueza.

Adriano, filho adotivo de Trajano, assumiu o poder após a morte deste. Este novo imperador, diferente dos anteriores não tinha como foco conquistar territórios, mas sim controlar os que já possuía. Para isso, construiu uma enorme muralha para evitar a invasão de Roma. Construiu também o Panteão.

Tempos depois, o imperador Caracala construiu em Roma as termas, que eram casas de banho abertas à todas as classes sociais. Este mesmo imperador provocou a queda e destruição do império romano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com