TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre a Segunda Guerra Mundial

Ensaio: Respostas às perguntas sobre a Segunda Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Ensaio  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 9

Quando a Segunda Guerra Mundial começou?

Na maioria dos livros, a data escolhida para marcar o início da Segunda Guerra é primeiro de setembro de 1939, quando a Alemanha nazista invadiu a Polônia. No entanto, esta é a data que marca o início da guerra para os europeus, e não para os habitantes de outras partes do mundo, para quem a guerra começou bem antes ou bem depois.

Como assim?

Para os chineses, por exemplo, a guerra pode ter começado em 1932, quando os japoneses invadiram a Manchúria, uma província chinesa rica em carvão e minérios (vale lembrar que o Japão é um país pobre em recursos naturais), ou em 1937, quando o Japão intensificou sua política ofensiva em relação à China, conquistando cidades chinesas como Xangai e Nanquim. Para os soviéticos e norte-americanos, a guerra começou em 1941: quando a Alemanha nazista atacou a União Soviética (22 de junho) e os japoneses atacaram Pearl Harbor, base militar norte-americana no Havaí (7 de dezembro).

Então, na prática, a guerra só se torna mundial a partir de 1942?

Sim. Antes disso, o que tínhamos eram duas guerras independentes: uma guerra européia que teve início em 1939 e uma asiática que teve início no começo dos anos 1930.

Hitler queria dominar o mundo?

Que Hitler era ambicioso e representava uma ameaça, ninguém duvida. No entanto, afirmar que ele pretendia “dominar o mundo” é um tanto exagerado. Hitler era um ditador cruel, mas não um supervilão de história em quadrinhos (embora na época, aparecesse como vilão em vários gibis de super-heróis como o Capitão-América, o Tocha Humana e o Príncipe Submarino).

Quais eram então as ambições do de Hitler?

Na verdade, suas ambições eram mais modestas (se é que podemos chamar de “modestas” as ambições de alguém que pretendia governar a maior parte de Europa): Hitler queria conquistar o que ele chamava de “espaço vital”, que compreendia todos os territórios que, na visão dele, pertenciam ao povo alemão.

O que aconteceria se Hitler tivesse vencido a guerra?

Caso os planos dele tivessem dado certo, teríamos a Alemanha nazista governando a maioria dos países da Europa, com exceção de alguns Estados-fantoches, cujos governos seriam “independentes” mas obedeceriam ordens dos nazistas, e de alguns países que se mantiveram neutros durante a guerra. Teríamos uma superpotência germânica, com um território de dimensões continentais e grandes influência política e econômica sobre as outras partes do globo.

Por que os japoneses na guerra?

O Japão pretendia expandir seu poder conquistando outros países na Ásia e várias ilhas no Oceano Pacífico. Seria uma forma de o Japão compensar as pequenas dimensões de seu território e a escassez de recursos naturais, o que obrigava o país a importar quase tudo o que precisava de matérias-primas. Na época, o país era governado por um grupo de militares extremamente nacionalistas que acreditavam que a guerra era o caminho para o Japão se tornar uma potência respeitada mundialmente.

O panorama sóciopolítico daquela região do mundo ajudava as pretensões japonesas?

Digamos que o panorama mundial ajudou. Nessa ocasião, várias regiões da Ásia e do Oceano Pacífico eram colônias ou possessões européias, como por exemplo, a Indochina, antigo nome do Vietnã, então uma possessão francesa, a Indonésia, então possessão holandesa, e Cingapura, então possessão inglesa. O Japão queria seguir o exemplo das potências colonialistas européias. Quando Hitler iniciou sua guerra na Europa, os japoneses encontraram uma oportunidade para transformar essas colônias européias na Ásia e no Pacífico em colônias japonesas. Assim, enquanto Inglaterra, França e Holanda estavam muito ocupados com os problemas causados pela Alemanha nazista, o Japão aproveitou para conquistar os territórios nos quais estava interessado.

E o ataque a Pearl Harbour? Por que o Japão atacou os americanos?

Os Estados Unidos representavam um obstáculo para a expansão japonesa no Oceano Pacífico. Por isso, os militares japoneses decidiram atacar Pearl Harbour, que era a principal base naval norte-americana no Pacífico.

MenuIr para o conteúdo

Início

GEOGERAL

GEOBRASIL

GEOPOLÍTICA

GABARITOS

Posts Variados

Sobre o autor

Obrigado leitores pelas ilustres visitas

ASSINAR BLOG POR EMAIL

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 125 outros assinantes

TODOS OS CARACTERES TEXTUAIS

#79 (sem título)

GABARITOS

Gabarito comentado da Prova 14 Bis – UnB 2010.

Gabaritos comentados da prova do ENEM que vazou

Vestibular 2011 – UnB/DF

GEOBRASIL

Agropecuária Brasileira – Geografia da Produção e Mecanização

Biomas Brasileiros

Brasil – Recursos minerais

Brasil ultrapassa Espanha e Canadá e já é 8ª maior economia

Brasil: dimensões, situação geográfica, regionalização e sistema político

Causas da tragédia do RJ – abr 2010 e jan 2011

Climas e Climogramas do Brasil

Diário (Teórico) de Bordo: Pantanal e Serra da Bodoquena/MS

Domínios de Natureza no Brasil

Energia elétrica no Brasil

Energia nuclear e acordo Brasil, Turquia, Irã

Entenda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com