TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo 2 Guerra Mundial

Ensaios: Resumo 2 Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

EGUNDA GUERRA

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945 , envolvendo a maioria das nações do mundo, incluindo todas as grandes potencias.

A guerra foi decorrente de um conjunto de fatores de uma profunda crise económica, como a grande crise de 1929 e grandes tensões políticas e sociais em várias partes da Terra. A 1 guerra mundial tambem teve sua participaçao como causa, já que o tratado de versalhes provocou na alemanha e na italia o sentimento de revanchismo. Nesta conjuntura despontaram regimes totalitários, sobretudo na Alemanha, na Itália e no Japão. A ideologia expansionista, originada principalmente do imperialismo e do nacionalismo exacerbado destas potências, levou-as a se apetrecharem militarmente. Nasceu, assim, um clima de tensão internacional que ficou marcado por várias ações belicistas.

O cenário mundial se dividiu então em dois grupos: os ALIADOS e o grupo EIXO. Na composição dos aliados estavam a Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos e no grupo eixo, Alemanha, Itália e Japão. Entre 1939 a 1941,

Na primeira fase da guerra (1939- 1941) o grupo eixo teve uma sucessão de vitórias lideradas pelas forças armadas da Alemanha conseguindo assim a conquista de vários territórios.

Em 1941, na segunda fase da guerra, o Japão ataca a base militar norte-americana e em contra partida os EUA entram na Guerra como Aliados.

De 1941 a 1945na terceira fase, fica marcado como derrota do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Houve uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas.

Em consequencia, Alemanha e Itália se rendem. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com