TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Políticas De Saúde No Brasil

Artigos Científicos: Resumo - Políticas De Saúde No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 2

O filme Políticas de Saúde vem mostrado os diversos momentos na história do país em busca de melhorias de saúde. Mostra a progresso da saúde desde a revolta da vacina até a atualidade apontando como foi o surgimento do sistema único de saúde (sus) e os ideais que induziram a sua implantação, visto que ele representa uma conquista do povo brasileiro, daqueles que lutaram pela saúde

O filme inicia em 1900 com o surto de várias epidemias (febre amarela, cólera, varíola), se fazendo necessário a criação de vacinas para lutar contra essas doenças. Assim sendo foi instituída a lei de vacinação obrigatória e a limpeza nos cortiços. Porém a população não aceitou essa medida, e muitos se revoltaram contra esta determinação, dando início a Revolta da Vacina. Era de grande interesse dos governantes controlarem as doenças, pois atrapalhava as relações comercias com o exterior e prejudicava a produção e a exportação do café.

Em 1923 foi criando as Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPS), essas instituições eram mantidas pelas empresas que passaram a proporcionar esses serviços aos seus funcionários. A primeira delas foi a dos ferroviários. Tinham como atribuições a assistência médica ao funcionário e a família, aposentadorias e pensões. Quando Getúlio Vargas toma o poder, provoca algumas modificações no quadro sociopolítico, e é criado o Ministério da Educação e Saúde e as caixas são substituídas pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs), que passam a ser dirigidos por entidades sindicais e não mais por empresas como as antigas caixas. O primeiro IAP foi o dos marítmos.

Com início da ditadura militar no Brasil, uma das discussões sobre saúde pública brasileira se baseou na unificação dos IAPs como forma de tornar o sistema mais amplo. Em 1960, ocorreu a unificação dos IAPs em um regime único para todos os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que excluía os trabalhadores rurais, empregados domésticos e funcionários públicos.

Em 1967, pelas mãos dos militares aconteceu a unificação de IAPs e a conseqüente criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Surgiu então uma demanda muito maior que a oferta. A solução encontrada pelo governo foi pagar a rede privada pelos serviços prestados à população. A estrutura foi se modificando tendo a criação do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) em 1978, que ajudou nos repasses para iniciativa privada.

Em 17 de março de 1986, foi aberta por José Srney, o primeiro presidente após a ditadura, a 8ª Conferência Nacional de Saúde, aberta para a sociedade. Foi um marco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com