TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do negócio no Brasil

Tese: Resumo do negócio no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Tese  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo sobre Empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo surgiu nos anos 90 com a abertura que a população obteve para a economia. A entrada de fornecedores estrangeiros começavam a controlar os preços, sendo uma condição muito importante para o país que voltou a crescer. Com o aumento do desemprego nas grandes cidades, ex funcionários, criaram negócios, mesmo sem experiência para progredir a fim de gerar lucros, usavam seus meios financeiros, tais como o pouco de dinheiro na poupança, seguro desemprego e etc. Devido as mudanças que foram ocorrendo no país a população começou a olhar o mundo de outra forma, foram enxergando oportunidades, criando expectativas e cada um dando o seu melhor querendo ser reconhecidos no mercado de trabalho e assim se tornar um empreendedor. Quando percebem esses profissionais já estão do outro lado agora não sendo mais funcionários e sim patrões. Assim com recursos tecnológicos e sua rapidez criaram essa facilidade de montar seu próprio negócio com qualificação e claro, ter perfil, visão de futuro, conhecimento para q o próprio empreendedor progrida.

Devido a revolução do empreendedorismo as transformações no mundo em certo período de tempo, principalmente após várias invenções no século XX, o processo empreendedor tem crescido no Brasil e no mundo. Essas invenções foram criadas por empreendedores que arriscam, fazem acontecer e que querem algo diferente. Devido o avanço tecnológico o ensino do empreendedorismo esta se intensificando, pois é muito importante na economia. O momento atual pode ser chamado de era da economia, pois os empreendedores estão eliminando barreiras. Com isso, ensinos técnicos e universitários estão capacitando os alunos, criando até matérias especificas de empreendedorismo.

O empreendedorismo no Brasil, se popularizou a partir da década de 1990. Com a evolução do empreendedorismo vem paralelamente ao processo de privatização das grandes estatais e abertura do mercado para concorrência externa. A grande importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos.

Há grande relação entre administrador e empreendedor. O administrador tem abordagem clássica como foco na organização e na hierarquia, que também planeja, organiza, dirige e controla o local do qual esta inserido como administrador. Em relação ao empreendedor partilha das mesmas características que envolve demanda, restrições e alternativas. O processo de tomada de decisões sempre cabe ao administrador que são visionais, sabem explorar as oportunidades, tem dinâmica e determinações, calculam riscos e criam oportunidades. A grande diferença entre administrador e empreendedor, se da na dificuldade de tomar decisões e medir caminho.

Empreendedorismo é um envolvimento de pessoas e processos que levam ideias, oportunidades e iniciativa. O autor Kirzner diz que empreendedorismo é aquele que cria equilíbrio com posição clara e positiva em um ambiente de caos. Empreendedorismo identifica oportunidades, ele é curioso, atento e criativo e é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negocio, assumindo riscos calculados.

O processo empreendedor pode ser ensinado para qualquer pessoa, o objetivo para o sucesso de se tornar um grande empreendedor é preparar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com