TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Temas De História Do Brasil Contemporâneo

Por:   •  19/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

TEMAS DE HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ALUNA: RAILHANE VIEIRA DE JESUS

REFERÊNCIA: REIS, Daniel Aarão. O ano mágico. In: REIS, Daniel Aarão & MORAES, Pedro de. 1968: A paixão de uma utopia. 3ª ed. rev. E atual, RJ, Editora FGV, 2008.

Daniel Aarão aborda o movimento estudantil brasileiro como foco principal em sua obra, esse movimento gradualmente evoluiu para uma série de conflitos que culminaram em uma verdadeira rebelião, no texto, o autor não só explora a rebelião estudantil brasileira, mas também amplia sua análise para incluir uma perspectiva global.

O movimento estudantil brasileiro emerge como o protagonista de sua análise, servindo como um fio condutor que conecta uma série de eventos complexos e evolutivos. O autor tece a trajetória desse movimento desde suas raízes iniciais até o ponto culminante de uma verdadeira rebelião. No entanto, o autor não se restringe apenas a investigar os acontecimentos locais, ele audaciosamente amplia as fronteiras de sua análise para incorporar uma perspectiva global.

As manifestações dos operários, intrinsecamente conectadas ao contexto de opressão e restrição durante o regime militar, desempenharam um papel vital no tecido das lutas sociais. As demandas por melhores condições de trabalho, direitos sindicais e dignidade laboral se entrelaçaram com as aspirações dos estudantes. Essa convergência, muitas vezes, foi catalisada pela necessidade de resistir às políticas autoritárias e à erosão dos direitos civis.

Os partidos de esquerda também emergem como protagonistas políticos nesse cenário complexo. Aarão explora suas estratégias, táticas e abordagens em relação à mobilização dos estudantes e dos operários. As ligações entre esses grupos representam um terreno fértil de análise, onde ideologias políticas, agendas comuns e a busca pela mudança social se entrelaçam. Ele investiga como os partidos de esquerda buscaram colaborar com os movimentos estudantis e operários para desafiar o regime militar e construir um movimento de resistência coeso.

Explorar a rebelião estudantil brasileira não é apenas narrar uma sequência de eventos, mas também decifrar o tecido social, político e cultural que a alimentou. O texto mergulha nas nuances desses elementos, revelando as tensões subjacentes e as aspirações que levaram a um movimento que transcendeu as salas de aula e campi universitários. A rebelião, como descrita por Aarão, não é um simples rompimento, mas um catalisador de transformações profundas e duradouras.

PERGUNTAS

Qual foi o papel da União Nacional dos Estudantes (UNE) na luta contra a ditadura?

Resposta: A UNE desempenhou um papel central na luta contra a ditadura. Ela atuou como uma organização unificadora, mobilizando estudantes e articulando protestos e manifestações. A UNE também buscou conscientizar a população sobre as violações dos direitos humanos cometidas pelo regime militar. A reorganização da UNE em 1979 após a abertura política permitiu que os estudantes tivessem uma voz mais forte na resistência e na defesa da democracia.

Além dos estudantes, quais outros grupos se uniram à luta contra a ditadura no Brasil?

Resposta: Além dos estudantes, outros grupos como sindicatos, intelectuais, artistas, religiosos e diversos setores da sociedade civil se uniram à luta contra a ditadura militar no Brasil. A resistência foi ampla e diversificada, envolvendo diferentes segmentos que buscavam a democratização do país e o fim das violações dos direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com