TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Capítulo Guerra Fria de Robert J. McMahon

Por:   •  26/10/2021  •  Resenha  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DO ESTADO DO CEARÁ

 LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

TURNO: NOITE

 

EVELIN PONTES DANTAS

 

DISCIPLINA: CONTEMPORÂNEA III

RESUMO: CAPÍTULO 1

CEARÁ

2021

RESUMO: CAPÍTULO 1 DO LIVRO: Guerra fria /Robert J. MacMahon.

Prefácio

O autor começa falando do desafio que foi escrever um livro que englobasse a história de um dos conflitos mais abrangente e com muitas complexidades já visto antes pela humanidade, que se desenrolou por mais ou menos quarenta e cinco anos. Ele destaca que existem outros trabalhos como bem mais informações de cada detalhe ou perspectivas abordadas. Além disso que os seus escritos não tem o objetivo de delimita, mas de sim expor e explicar de uma forma mais acessível tanto aos meio acadêmico quando aos leitores em geral, até por que com cada nova evidência que é apresentada a sociedade se criam, olhares e se levantam questões que ante aviam sido deixadas de lado, ele também faze um recorte temporal para melhor analisar de 1945 até 1990.

Explica que foi preciso fazer escolhas nos fatos que seriam abordados na obra, ele se dedicou a responde algumas questões a partir de uma perspectiva menos militar do conflito e mais política social e consequencial.

CAPÍTULO 1

A Segunda Guerra Mundial e a Destruição da Antiga Ordem

Para explicar a guerra fria, temos que voltar um pouco para avaliamos as consequências da segunda guerra mundial que deixou o mundo devastado. A segunda guerra mundial foi dilaceradora e trouce consequências avassaladoras tantos nas questões trabalhistas, sociais, políticas e em vários outros setores das sociedades, assim causando uma grande mudança nas perspectivas econômica e políticas das grandes potências que as levaram ao embate e conflitos diretos e indiretos. Direto (por saberem contra quem estavam lutando e por que.) e indiretamente (por usarem de outros para lutarem suas batalhas).

Um mundo derrubado

Durante o conflito houveram muitos morte e em sua maioria não eram soldados e estipula que aproximadamente 60 milhões de pessoas foram mortas. Países que saíram como derrotados (Alemanha, Japão e Itália) perderam mais de 3 milhões de civis, já os países vencedores tiveram um numero muito maior de baixas ao menos 35 milhões de civis. A quantidade de civis mortos foi bem maior que a de soldados, os números de mortes neste conflito nos deixam em choque até os dias de hoje. Depois do fim da guerra a maioria dos países europeus estavam destruídos, além de suas perdas familiares as pessoas haviam perdido tudo suas casas seus empregos, suas vidas. O autor ainda destaca falas de líderes políticos que descrevem a Europa e Berlim pós-guerra como lugares devastados enormes entulhos as cidades se tornaram um senário de terror, tristeza e com uma atmosfera sombria com o cheiro ainda fresco do sangue e da carne queimada dos muitos mortos. Outros países também sofreram com o conflito a França, a Grã-Bretanha, mas as perdas com maiores números foram as soviéticas, tiveram 25 milhões de mortes e outros 25 milhões de desabrigados, 6 milhões de edifícios em ruinas além de suas industrias e terras agrícolas devastadas. Muitas das pessoas por todo o continente ficaram desabrigados.

A Ásia não saio em lesa desse conflito também, o Japão foi praticamente destruído pelas bombas incendiárias norte Americanas, (com 40% de suas áreas urbanas destruídas), sem esquece do ato mais desumano já visto, como os casos de Hiroshima e Nagasaki com os ataques das duas bombas atômicas, que colocaram um fim na guerra do Pacífico. O Japão ficou com (9 milhões de desabrigados) quando os seus lideres se renderam.  A china foi um capo de batalha por uma década, a Manchúria, o as terras do Rio Amarelo, a Indonésia, a Índia e a Indochina, apenas não sofreram com baixas durante os conflitos, mas posteriormente por conta da falta de alimente, moradia e doenças como consequências. Houveram muitos outros países e cidades asiáticas e Europeias devastadas pelos conflitos, que deixaram uma enorme trilha de morte e destruição, dessa forma também mudando o mundo, destruindo a antiga ordem mundial que havia sido herança do século XIX. A segunda guerra marcou completamente o fim de toda uma era dos impérios, onde a Europa deixa de ser o centro do mundo e surgem as duas maiores superpotências com um poder bélico incomparável.

Esses dois gigantes já emergem querendo ditar o rumo que o mundo tem que seguir os tendo como seus exemplos e valores, ele acreditava que a autoridade e estabilidade precisavam ser restaurada e de maneira rápida e que isso não era só para aqueles envolvidos no conflito, mas também para o sistema internacional.

Era como se o Estado norte-americano e a união soviética quisessem reconstruir o mundo a sua imagem e semelhança, mas de maneira submissa a suas vontades e o mundo devastado pela guerra e muita a suscetível a influencias era um prato cheio. Então assim como os interesses de controle e alianças vão crescendo no pós guerra as tensões, desconfianças e o desejo de vence vão aumentando entre as duas novas grande superpotências assim quebrando a aliança que fora feita durante a Segunda Guerra mundial. Não a como explicar explica de maneira tão simples e primitiva, por que a Guerra fria teve um alcance e uma duração tão extensa, no inicio tinham um pensamento mais brando que em um acordo internacional que criassem uma nova ordem que poderia ser mutuamente aceitável, por todos, mas com as divergências de valores e entenrecesses dos gigantes, as coisas saíram do eixo e ai transformaram as tensões em um embate épico que se perpetuo por quarenta e cinco anos.

Visões americanas da ordem pós-guerra

Os estados unidos apesar de terem um número significativo de soldados e marinheiros mortos, não passaram pelo que a Europa, Ásia Oriental, África do Norte e outros países passaram com suas casas destruídas e seus civis mortos. Para os nortes americanos s guerra não significou sofrimento e privação, mas sim prosperidade. A economia dos estados Unidos aumentou drasticamente, para um país que passara pela crise de 29 e por uma década de depressão, os anos da guerra foram de lucro e abundancia, os salários aumentaram as ofertas de emprego e o consumo. “O presidente Harry S. Truman afirmava algo evidente quando comentou: “Saímos desta guerra como a nação mais poderosa do mundo talvez a nação mais poderosa de toda a história”.”. Apesar disso de todo o poder, prestígio e riqueza, poderiam suprir o medo e as duvidas do que esperar desse novo mundo que fora consequência da guerra, as visões, as ideologias, as crenças e as pessoas mudaram depois do conflito. Os ataques dos Japoneses abriram os olhos dos americanos que acreditavam até então que estavam imunes a possíveis ataque, eles acabaram ficando obcecados por um sistema de segurança nacional durante todo o período da guerra fria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (51.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com