TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revoluçao Russa

Monografias: Revoluçao Russa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

9 -. Os bolcheviques defendiam a implantação do

socialismo através da revolução. Já os

Mencheviques defendiam a implantação do

socialismo de forma pacífica.

2- Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa pertencem ao mesmo contexto histórico, com feitos e efeitos de conseqüências recíprocas aos dois acontecimentos que, para muitos historiadores, serviram de abertura ao turbulento século XX.

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com as sucessivas vitórias do bloco alemão sobre Rússia, acelerou a decomposição do Estado Czarista de Nicolau II. Em fevereiro de 1917, os mencheviques derrubaram o czar e proclamaram a supremacia do Parlamento (Duma), buscando estruturar um Estado liberal. Contudo, o novo governo liderado por Kerensky, dados os comprometimentos com os países capitalistas em guerra contra a Alemanha, decidiu manter a Rússia na Primeira Guerra, cumprindo seus compromissos e acordos com o bloco Aliado.

A continuação das derrotas militares, acompanhadas do colapso econômico nacional, passaram a contribuir para o desgaste do novo governo russo. Ao mesmo tempo, abriram-se espaços políticos para os opositores revolucionários bolcheviques que, liderados por Lenin, lançaram as "Teses de Abril" de 1917, fundadas no slogan "Paz, Terra e Pão". Em sintonia, do lado alemão, buscou-se aumentar a pressão bélica contra a Rússia, além de fornecer armamentos aos bolcheviques para potencializar o fim do conflito na frente Oriental.

Em outubro de 1917, a partir do soviet de Petrogrado, Lenin tomou de assalto os edifícios públicos e assumiu o governo russo, derrubando Kerensky. O novo governo deu início às mudanças na estrutura política e econômica do país, visando à estruturação de uma ordem socialista revolucionária. Entre as suas primeiras medidas estavam as nacionalizações, a reforma agrária e um acordo em separado com a Alemanha, saindo da Primeira Guerra Mundial. No entanto, a decisão do governo bolchevique quanto ao fim da Primeira Guerra para a Rússia não significou paz para o país, já que os Aliados passaram a apoiar com tropas e armamentos os russos brancos ( mencheviques), envolvendo a Rússia numa sangrenta guerra civil que só terminou em 1921, com a vitória do "exército vermelho" bolchevique.

6- a) Após a revolução Russa Lênin assume o comando dos Soviets ( por conseguinte o comando da Russia ) ; como primeira atitude Lênin decide retirar o país de uma guerra considerada insana segundo os princípios da revolução proletária , ou seja , PAZ , PÃO e TRABALHO , pois já havia percebido que seria suicídio manter o exercito Russo na guerra , e enfrentar a oposição do exercito branco internamente , já que este apresentava muitas baixas , desde a época de Nicolau II ; além de que a participação da Russia na guerra somente visava atender interesses burgueses , ou seja , conquistar mercado e territorios para agir de forma imperialista .

B )A Alemanha em contrapartida viu no acordo de Brest Litovisk a possibilidade de reduzir a força inimiga ( Triplice Aliança - França - Inglaterra - Russia ) , além de garantir a posse de territórios importantes , por exemplo a Polônia entre outros .

http://regisper.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html

10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com