TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Russa

Ensaios: Economia Russa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  2.300 Palavras (10 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 10

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA RÚSSIA

Os cento e sessenta grupos étnicos da Rússia falam cerca de 100 idiomas. De acordo com o censo de 2002, 142,6 milhões de pessoas falam russo, seguido pelo tártaro com 5,3 milhões e pelo ucraniano, com 1,8 milhões de falantes. O russo é a única língua oficial, mas a Constituição dá as repúblicas o direito de fazer a sua língua nativa co-oficial ao lado do idioma russo.

Apesar de sua grande dispersão, o idioma russo é homogêneo em toda a Rússia. O russo é a língua mais ampla em distribuição geográfica da Eurásia e a língua eslava mais falada. Pertence à família das línguas indo-europeias e é um dos membros vivos das línguas eslavas; sendo os outros o bielorrusso e o ucraniano. Exemplos escritos do antigo eslavo oriental (russo antigo) são atestados a partir do século X. O Centro da língua Russa diz que um quarto da literatura científica do mundo é publicada em russo. Ela também é aplicada como um meio de codificação e armazenamento do conhecimento universal; 60-70% de todas as informações do mundo são publicadas nas línguas inglesa e russa. O russo é uma das seis línguas oficiais da ONU. A Rússia domina quase metade da Europa e um terço da Ásia. Este fator faz com a Rússia possua vários climas diferentes. A temperatura média anual é de 5,5 graus centígrados.

A região mais a norte do país, chamada Sibéria, é a mais fria de todo o país. Registam-se temperaturas no inverno da ordem dos 40 aos 50 graus célsius negativos, às vezes chegando aos 60 graus negativos ou até menos. A Sul, o clima é mais quente, havendo campos e estepes aonde as temperaturas chegam aos 8 graus negativos. O Verão na Rússia também é variável de região a região registando-se temperaturas médias de 25 °C. Em certos casos extremos, já houve dias em que se registassem temperaturas superiores a 45 °C. O frio proveniente da Sibéria alastra-se não só por toda a Rússia como por quase toda a totalidade da Europa e grande parte da Ásia.

A Rússia é atravessada por quatro climas, ártico, subártico, temperado e subtropical. A ordem das estações pode ser classificada assim: Inverno longo e nevoso - Primavera temperada - Verão curto e quente - Outono chuvoso e varia muito ao longo do território russo. Na zona central da Rússia encontram-se as florestas mais claras, mistas, dominadas por bétulas, álamos, carvalhos. As florestas das zonas centrais estão divididas por estepes. A maior parte de estepes é lavrada e semeada por trigo, centeio, milho, girassol, etc.

(Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de zero (nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de um, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões. No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Renda Nacional Bruta.

No relatório divulgado em 2010, ocorreram mudanças na metodologia, fato que impede a comparação com índices dos anos anteriores. A principal mudança foi à substituição do PIB (Produto Interno Bruto) pela Renda Nacional no cálculo do índice. Outra mudança foi à substituição do índice de alfabetização da população de um país pelos anos médios de estudo.

“O propósito básico do desenvolvimento é ampliar as escolhas das pessoas, criando um ambiente capaz para que elas gozem uma vida longa, saudável e criativa”. Por isso, o avanço de uma população não pode ser medido apenas pela sua dimensão econômica, mas também por suas características “sociais, culturais e políticas”. Partindo deste princípio os economistas Mahbubul Haq, do Paquistão, e Amartya Sen, indiano ganhador do Premio Nobel de Economia de 1998 criou, em 1990, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trata-se de um indicador que oferece um contraponto ao Produto Interno Bruto per capita, indicador que presume haver um elo entre o crescimento econômico nacional e a expansão das opções humanas de um Indivíduo. O PIB per capita leva em conta apenas o desenvolvimento econômico de um país.

Durante a era comunista, a Rússia tinha um formidável sistema de saúde pública, que foi capaz de fornecer serviços de saúde de baixo custo (essencialmente gratuitos) para a maioria da população russa. Esse sistema, que foi introduzido por Joseph Stalin, começou a desmoronar em 1980 com as reformas que foram feitas na economia russa, e no momento o sistema de saúde está em um perigoso momento de decomposição. Uma das principais preocupações é a crise demográfica uma vez que homens na Rússia vivem pelo menos 10 anos a menos do que as mulheres. Isto afetou consideravelmente o estado russo e tem contribuído para a superlotação em muitos hospitais estaduais. No entanto, a situação mais grave do sistema de saúde russo é o fato de que o país tem uma população cada vez mais velha. Mais de 12% da população total da Rússia têm pelo menos 65 anos, e devido a esta tendência, as necessidades de serviços de saúde estão ficando saturadas. Os idosos necessitam de mais cuidados de saúde, especialmente em um país onde as flutuações climáticas são severas e onde os casos de doenças relacionadas ao frio e calor se tornam mais prevalentes. Além do mais, as pessoas idosas estão causando com que fundos do governo estejam presos a seguranças sociais, que por sua vez faz faltar verba para o funcionamento adequado do sistema de saúde.

Os principais problemas no sistema de saúde na Rússia podem ser explicados em quatro pontos que estão relacionados com problemas de envelhecimento da população e altas taxas de mortalidade. O primeiro problema é que o sistema de saúde tem mão de obra inadequada. Na Rússia há apenas 418 médicos para cada 100.000 pessoas, no entanto, existem aproximadamente 1.6 milhões de leitos hospitalares (uma média de 1 para 90), e isso tem incapacitado o atendimento. A segunda razão é a falta de equipamentos adequados para oferecer tratamento. Como foi mencionado, o envelhecimento da população está debilitando muitos dos fundos que seriam direcionados para serviços sociais, incluindo saúde. Isto causa falta de fundos para renovar equipamentos e pagar a mão de obra de saúde de forma adequada.

A quarta e última razão pela qual o sistema de saúde público russo entrou em um estado de decadência é a incapacidade de muitos russos de para pagar pelos serviços de saúde que recebem. Os preços de saúde na Rússia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com