TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Iraniana

Casos: Revolução Iraniana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  10.166 Palavras (41 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 41

RESUMO

Este trabalho apresenta a revolução iraniana, na visão dos muçulmanos, com esclarecimento dos principais pontos, como a doutrina islâmica e a doutrina xiita, que representa a maioria da população do Irã. Uma ênfase na figura do mentor da revolução, o primeiro Aiatolá Khomeini, durante o período em que esteve no poder. A guerra entre Irã e Iraque, que foi uma guerra sangrenta, especialmente para o Irã, que com a revolução teve laços cortados com o Ocidente. Essa falta de apoio e o apoio das potencias do Ocidente ao Iraque, ocasionou um número muito grande de baixas para o Irã, porém não representou uma vitória para o Iraque. O objetivo principal desse trabalho é mostrar que essa questão religiosa sempre representou uma forma de rivalidade com o Ocidente e até mesmo com os Islâmicos, vindo desde o império romano onde os Sassânidas eram seus principais rivais, principalmente com a ascensão do cristianismo. O método usado foi o da revisão bibliográfica, mesmo que essa revisão tenha sido muito difícil já que as fontes em nosso país sobre esse assunto são raras e escassas.

Palavras-chave: Irã, Revolução, Khomeini, Persa.

SUMÁRIO

Introdução 7

1.História do Irã e Sua religiosidade 9

2. O Xá contra o Aiatolá 19

2.1 Os antecedentes e a ascensão de um líder 21

2.2 Revolução e a volta do Imã 24

3. Religião, Revolução e Conflitos 28

3.1 Karbala e os Doze Imãs 28

3.2 Irã X Iraque e a morte do Imã 32

Considerações Finais 36

Referencias Bibliográficas 38

INTRODUÇÃO

A escolha deste tema foi motivada pela crescente presença do mundo islâmico e do Irã na mídia nos últimos tempos, mesmo que essa presença venha sendo usada como uma maneira de denegrir a imagem dos praticantes da religião, muitas vezes taxados de intolerantes, fanáticos e, principalmente, de terroristas.

Por esse motivo, resolvi pesquisar sobre o assunto, com o objetivo de apresentar a pouco estudada história da Revolução Islâmica, desse país único, que ao longo de toda sua história vem sendo o rival do ocidente e do próprio mundo árabe.

Para alcançar esse objetivo, realizei uma pesquisa bibliográfica em autores que tratam do assunto, como Coggiola (2007) “A Revolução Iraniana”, Afary (2011) “Foucault e a Revolução Iraniana”, Lewis (1996) “História do Oriente Médio”, de Bacic Olic (1991), “Oriente Médio e a questão Palestina” e “Oriente Médio uma Região de Conflitos” e o próprio Corão. Fiz também algumas visitas aos representantes islâmicos instalados em Taubaté.

Esta pesquisa foi dividida em três capítulos. No primeiro é apresentada uma rápida exposição da história do Irã, desde os tempos antigos do império Persa, passando pela conquista dos árabes e pela islamização do Irã, até as portas da revolução. O segundo trata da revolução em si, além de uma grande abrangência com o mentor espiritual da revolução o Aiatolá Khomeini; da questão dos sunitas no poder, na figura do Xá Pahlavi, passando pela revolta da maioria xiita contra o regime tirânico do Xá. O terceiro e último trata do fim da revolução e suas consequências, talvez a principal delas: a queda dos sunitas e a ascensão dos xiitas ao poder, com a consequente quebra nas relações com o ocidente, que deixou os Estados Unidos sem seu principal aliado no Oriente Médio. Chegando então à guerra entre Irã e Iraque, ao fim da era de Khomeini com sua morte em 1989, até os dias atuais e às crescentes tensões com o ocidente, devido ao polêmico programa nuclear do Irã.

Com isso, foi possível abordar o tema-chave dessa pesquisa, a questão religiosa, como forma de rivalidade, seja durante os tempos de rivalidade contra o império romano pagão e o zoroastrismo persa, passando pelo cristianismo e o islamismo e até numa rivalidade doméstica, o xiismo contra o sunismo.

O último capítulo traz uma contribuição que visa abrir um leque de discussões, tanto políticas quanto religiosas acerca do Irã, país que hoje está em pauta nos assuntos mundiais. Espera-se gerar um debate sobre esse tema que teve grande importância para as nações muçulmanas e que geram reflexo também para a sociedade de outros países Ocidentais.

1. HISTÓRIA DO IRÃ E SUA RELIGIOSIDADE

O Irã está localizado no sudoeste asiático, num local banhado pelo golfo pérsico, pelo mar Cáspio e pelo golfo de Omã. Sua localização, desde os primórdios de sua história, tem servido como uma encruzilhada de influências culturais e étnicas. Esse choque de culturas levou ao florescimento do império Medo e, mais tarde, do magnífico império Persa. Mas, de certa forma também dificultou a aquisição de fontes acerca de sua religião, já que cada povo que passa ou civilização que se instala tem suas crenças.

FIGURA 1 Mapa da localização do Irã.

Fonte:ttp://3.bp.blogspot.com/tj6cDhJlEbM/T_ocUxqv8MI/AAAAAAAACYU/3eho93n3S0o/s1600/mapa-do-ira-3.gif

Os primeiros habitantes do Irã, segundo a tradição, seriam os elamitas. As fontes sobre esses habitantes são bastante escassas e os acontecimentos de que se tem notícia, chegaram através das várias submissões que sofreram de soberanos vindos da Mesopotâmia.

No mundo iraniano antigo, o Elam, por sua situação geográfica e suas contínuas relações com a Baixa Mesopotâmia, desempenhou um papel todo especial. Sofreu a influência de Sumer e de Akkad, a da Babilônia, mais tarde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com