TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequências da Revolução Iraniana

Seminário: Consequências da Revolução Iraniana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  Seminário  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  422 Visualizações

Consequências da Revolução Iraniana

Em 1978, a população iraniana, extremamente insatisfeita, toma as ruas e derruba o regime do Xá. Khomeini volta do exílio e, assumindo a liderança do movimento revolucionário, declara o Irã um Estado Islâmico, regido totalmente pela sharia (lei corânica) e com Khomeini como seu líder supremo, configurando uma das únicas revoluções conservadoras bem sucedidas no mundo.

Em 1979, os revoltosos invadem a embaixada americana, fazendo seus funcionários de reféns por quase um ano, levando a uma crise diplomática intensa entre Irã e Estados Unidos, no episódio que ficou conhecido como "Crise dos Reféns no Irã". Em 1980, com a revolução já bem consolidada, o ditador iraquiano Saddam Hussein, instigado pelos Estados Unidos, invade o território iraniano, dando início à Guerra Irã-Iraque, um dos conflitos mais sangrentos do século XX, que deixou um saldo de cerca de 1 milhão de mortos e durou até 1988, sem um claro vitorioso.

Sinopse

Angela Bennett (Sandra Bullock) é uma especialista em corrigir sistemas de informática, que se vê repentinamente envolvida em uma trama pelo fato de ter recebido um disquete que revela graves segredos. Para destruí-la um esquema é criado, com a finalidade de mudar seu nome e passado. Logo ela é conhecida na polícia como prostituta, viciada e ladra, sendo que provar quem é de verdade fica cada vez mais difícil.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com