TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Russa.

Trabalho Universitário: Revolução Russa.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

Rússia Pré-Revolucionária

Até 1917, o Império Russo foi uma monarquia absolutista. A monarquia era sustentada principalmente pela nobreza rural, dona da maioria das terras cultiváveis. Das famílias dessa nobreza saíam os oficiais do exército e os principais dirigentes da Igreja Ortodoxa Russa.

Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha a maior população da Europa, com cerca de 171 milhões de habitantes em 1904. Defrontava-se também com o maior problema social do continente: a extrema pobreza da população em geral. Enquanto isso, as ideologias liberais e socialistas penetravam no país, desenvolvendo uma consciência de revolta contra os nobres. Entre 1860 e 1914, o número anual de estudantes universitários cresceu de 5000 para 69000, e o número de jornais diários cresceu de 13 para 856.

A população do Império Russo era formada por povos de diversas etnias línguas e tradições culturais. Cerca de 80% desta população era rural e 90% não sabiam ler e escrever, sendo duramente explorada pelos senhores feudais. Com a industrialização foi-se estabelecendo progressivamente uma classe operária, igualmente explorada, mas com maior capacidade reivindicativa e aspirações de ascensão social. A situação de extrema pobreza e exploração em que vivia a população tornou-se assim um campo fértil para o florescimento de ideias socialistas.

Resumindo, a Revolução Comunista eclodiu, graças à:

1- A crise econômica; pesados impostos; a fome que atingia grande parte da população; 2- Incapacidade administrativa dos Czares; 3- As derrotas da Primeira Guerra Mundial; e 4- Grande desigualdade social existente no país.

Domingo Sangrento

Em janeiro de 1905, uma grande multidão reuniu-se ás portas do palácio imperial para pedir audiência ao czar. O exército abriu fogo contra eles matando muitos dos manifestantes. Esse fato, denominado "Domingo Sangrento", serviu de pretexto para uma série de revoltas no país inteiro. Uma poderosa unidade da frota do mar Negro, o encouraçado Potemkin, se juntou aos rebeldes.

A Composição Partidária

Os operários organizaram greves, manifestações e passeatas. Os social-democratas (POSDR), partido de oposição, participaram ativamente do movimento contra a guerra e o regime. Devido a uma série de divergências internas, o partido acabou por se dividir em duas facções:

Os bolcheviques (palavra que significa "maioria"), dirigidos por Lenin; Defendiam a revolução imediata conduzida pelos operários e camponeses, liquidando de vez com o capitalismo liberal.

Os mencheviques, a "minoria", Achava que não deveria acabar com o capitalismo e sim reforma-lo. Após, então, viria a revolução conduzida pelos burgueses com o apoio de camponeses e operários. Esse partido teria, mais tarde, um simpatizante e futura liderança, Alexander Kerenski.

As "Dumas" e os "sovietes"

O que é soviets?

Conselho de operários mais radicais e que pretendiam acabar com a monarquia. Um dos primeiros conselhos de trabalhadores soviéticos foi organizado por Trotsky em 1905. Um conselho popular de estrutura livre que defendia uma forma de governo socialista radical e atuava como um governo paralelo.

Composto de analfabetos, operários, soldados e até camponeses, seus membros eram escolhidos por aclamação popular, funcionava sem jurisdição e sem qualquer regra ou procedimentos fixos.

Dumas:

As pressões sobre o governo imperial czarista levou-o a promulgar o "Manifesto de Outubro" em 1905, no qual fazia promessa liberais, tentando acalmar a oposição ao seu governo. Dentre essas promessas, além de transformar seu governo numa monarquia constitucional, o czar prometia a adoção da DUMA, ou seja, uma Assembléia Nacional Parlamentar com a finalidade de exercer um poder de caráter legislativo. Seria eleita com base na afiliação político partidária e estendida a todos os partidos, incluindo os revolucionários mais radicais.

Foram 4 Dumas no total, mas após a revolução de outubro de 1917, essas Assembléias foram quase que ignoradas e durante o governo de Stalin, praticamente desapareceram.

A Revolução de 1917

Revolução de fevereiro: Nas primeiras semanas de março de 1917 , eclodiu um movimento revolucionário na cidade de Petrogrado (atualmente São Petersburgo). As tropas do exército aderiram à revolução, e até os setores mais moderados da sociedade russa abandonaram o czar. Nessa ocasião, reorganizaram-se os sovietes. Todos pressionavam o governo provocando manifestações de rua e greves generalizadas. A polícia não conseguia deter o movimento e o exército se recusava a marchar contra a população. Nicolau II abdicou.

Os revolucionários formaram um governo provisório composto por tendências políticas variadas, dirigido por Alexandre Kerenski , um dos líderes de um partido chamado Socialista Revolucionário, e ligado ideologicamente aos mencheviques. A princípio pretendiam consolidar uma monarquia constitucional, mas posteriormente acabaram por implantar um governo republicano.

A burguesia liberal e vários setores da aristocracia apoiaram o novo governo, que iniciou uma série de reformas. Entre elas, destacamos a adoção do sufrágio universal, a convocação de uma Assembléia Constituinte, anistia aos líderes revolucionários bolcheviques que estavam exilados.

A Revolução de Outubro triunfou: os bolcheviques derrubaram o governo de Kerenski e efetivaram o poder dos sovietes dirigidos pelo partido bolchevista, desde então denominado de comunista. Como consequência da vitória bolchevique teve início uma era de Terror, com o fuzilamento sumário de milhares de pessoas. O czar Nicolau II e sua família são executados pelos bolcheviques. O processo revolucionário já não pode mais ser contido, as dissidências são esmagadas e a ameaça da contra-revolução afastada.

O novo governo, presidido por Lenin, adotou uma série de reformas radicais, baseadas no marxismo e executadas por meio da ditadura dos sovietes.

Os objetivos dos comunistas não eram apenas derrubar o governo provisório: Procuram criar uma nova sociedade, baseada no socialismo. Nacionaliza as terras que eram de propriedade da nobreza e da igreja e cede aos camponeses

o direito exclusivo de sua exploração.

O controle das fábricas é transferido aos operários, os estabelecimentos industriais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com