TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Russa

Dissertações: Revolução Russa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A Revolução Russa foi um marco na história mundial ao fazer de um processo histórico ligado às questões sócio-econômicas e culturais da Rússia um exemplo de revolução popular capaz de influir em questões políticas internacionais, bem como, na ascensão dos movimentos socialistas. Para entender um pouco melhor suas motivações temos que antes ressaltar alguns pontos que vão desde a crise do poder monárquico até a situação da economia russa.

Mesmo chegando ao poder, em 1917, os princípios socialistas da Revolução não perduraram durante muito tempo. Segundo alguns estudiosos, como o historiador Maurício Tragtenberg, o socialismo não teve suas idéias completamente aplicadas com o surgimento da União Soviética, contrariando aqueles que dizem que o socialismo foi uma forma de governo frustrada.

Devemos ainda salientar que a chegada de Stálin ao poder significou uma grande perda para a consolidação do projeto socialista. Seus desmandos e o poder excessivo interromperam a fixação de um governo realmente socialista. Hoje em dia, com o fim da bipolarização do mundo e o desenvolvimento do capitalismo, o estabelecimento do socialismo parece ser uma meta ainda mais distante.

=================================================================================================================================================

=================================================================================================================================================

Conclusão :::

Conclui que a Revolução Russa foi um dos acontecimentos históricos mais importantes ocorridos durante a Primeira Guerra Mundial. Sua importância decorre do fato de Ter provocado a ruptura da ordem socioeconômica capitalista, que se espalhava pelo mundo sob a hegemonia das grandes potências européias e dos Estados Unidos.

Por uma série de circunstâncias, a Rússia foi o primeiro país onde se tentou levar à prática as idéias do socialismo científico, elaboradas principalmente por Marx e Engels. A União Soviética, a partir de 1917, tornou-se o país pioneiro de uma experiência de enormes proporções, a da criação de uma sociedade socialista, permanecendo isolada nessa situação até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando inúmeros países passaram a fazer parte do mundo do socialismo.

Somente no fim da vida, Marx levantou a possibilidade de uma revolução socialista ocorrer na Rússia. As causas da Revolução Russa de 1917 foram as diversas derrotas na Primeira Guerra Mundial e em outras guerras, o governo absolutista e corrupto, crise econômica e administrativa do país, desigualdade social, fome, altos impostos, entre outros fatores.

No século XIX, a Rússia não se parecia em quase nada com a Rússia que hoje conhecemos. Era uma país essencialmente agrário que ainda se baseava nos moldes da servidão, no estabelecimento e continuidade das nobrezas, péssimas políticas públicas e com a forte presença do absolutismo.

A insatisfação popular e burguesa com o Estado Russo e com os quereres do Czar acabou por promovem imensas passeatas e baixos assinados para melhorias em vários setores em 1907. Apesar da resposta ter vindo em forma de massacre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com