TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGUNDA AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ENSINO

Por:   •  4/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

AD2 – SEGUNDA AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA - 2019.2 SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ENSINO

DE HISTORIA I

Duque de Caxias 2019

AD2 – 2019.2

Trabalho apresentado como primeira avaliação à distância da disciplina Seminário de Pesquisa em Ensino de História.

Tutoria à Distância Prof. André Barbosa Fraga

Duque de Caxias 2019

PARTE I

I – Proposta

A obra denominada “História Global”, de autoria de Gilberto Cotrim, é um livro único que abarca os três ano do ensino médio, onde ele apresenta uma visão geral de alguns conteúdos históricos sobre diversas sociedades e culturas, com destaque para aqueles sobre o a história geral, que compreende a história do resto do mundo. A proposta é incentivar o aluno a refletir sobre o fazer histórico e dele participar ativamente.

Para tanto, ao longo da obra, foi realizada uma seleção de temas e interpretações históricas. No entanto, sugere que outros caminhos podem ser trilhados. Por isso, o livro ressalta que seu conteúdo deve ser debatido, questionado e aprimorado pelas pesquisas dos alunos.

Por fim, objetiva que, ao estudar História, o aluno possa ampliar a consciência “do que fomos” para transformar “o que somos”.

  1. – Estrutura

O autor dividi sua obras através de unidades e capítulos. A obra, possui quatro unidades e dezoito capítulos. Já a segunda possui apenas três unidades e dez capítulos.

Seguem as unidades e capítulos de cada obra: Obra: História Global de Gilberto Cotrim:

Unidade 01: História e Cultura

Capítulo 01: Refletindo sobre a história Capítulo 02: Primeiros Humanos Capítulo 03: Primeiros povos da América

Unidade 02: Escrita e Memória

Capítulo 04: Povos da Mesopotâmia Capítulo 05: África: egípcios e cuxitas Capítulo 06: Hebreus, fenícios e persas Capítulo 07: Povos da China e da Índia Capítulo 08: Grécia Antiga

Capítulo 09: Roma Antiga

Unidade 03: Identidade e diversidade Capítulo 10: Império Bizantino Capítulo 11: Mundo Islâmico Capítulo 12: A Europa feudal Capítulo 13: Mundo Cristão

Unidade 04: Contatos e Confrontos Capítulo 14: Renascimentos e reformas Capítulo 15: Povos Africanos

Capítulo 16: Povos da América Capítulo 17: Expansão europeia Capítulo 18: A conquista da América

Diante o exposto, verificamos que o autor usa de uma lógica para organizar cada capítulo, dando ênfase a questão cronológica. Contudo, Contrim em seu livro é mais explícito, destrinchando cada tema em mais capítulos, como por exemplo os capítulos 5, 6 e 7 que tratam dos povos da África, China e Índia, e vai além, incluindo ainda os povos americanos antigos.

  1. – Tratamento dado as fontes históricas

A  obra ensina sobre as fontes histórias. A  obra no capítulo inicial expõe sobre o que são fonte, o que são fontes primárias e secundárias, diferenças entra fonte e documento histórico e abordam sobre o ofício do historiador.

Ao longo dos textos, na exposição dos conteúdos,  a obra problematiza o uso das fontes. Nas primeira faz em sessões específicas denominadas “Interpretar fonte”  

Figura 01: Livro 01 - Sessão “Interpretar fonte”        [pic 2]

– Tratamento dado ao debate historiográfico

O livro traz informações mais genéricas, como no capítulo 17 que trata da Expansão Europeia. Ao narrar a chegada dos portugueses no continente americano, apenas faz um resumo das datas e fatos, não problematizando conforme o atual debate na academia acerca do tema.

Contudo, observamos uma tentativa de se fazer algum debate historiográfico nas sessões denominadas “Oficinas de História”, localizadas ao final de cada capítulo.

Nesta sessão, é proposto um exercício que exige visão crítica acerca do tema e aplicação interdisciplinar, correlacionando com artes, por exemplo.

[pic 3]

Figura 03: Sessão “Oficina de História” dentro do Capítulo 17 – Expansão Europeia

Já o segundo livro, além de fatos e datas, contextualiza os fatos, como na chegada dos espanhóis na América, informando sobre as consequências da conquista para as populações ameríndias, com gráficos populacionais, por exemplo.

Trabalha ainda os diferentes debates historiográficos de duas formas. A primeira, através da sessão “Pontos de Vista”, onde apresenta um historiador e seu ponto de vista  [pic 4]                                     Figura 04: Sessão “Pontos de vista” apresentando o historiador Jacques Le Goff

  1. – Os tipos de exercícios propostos

Os exercícios propostos na obra ocorrem dentro da Sessão “Oficina de História”, acima apresentada, que reúne diferentes tipos de atividades que visam promover a autonomia e o pensamento crítico.

Esta sessão, existente no fim de cada capítulo, é dividida em três subseções:

  1. Vivenciar e refletir: propõe atividades de pesquisa, experimentação, debate e interpretação de fontes;
  2. Diálogo interdisciplinar: propõe atividades que realizam diálogos entre a História e outros componentes curriculares;
  3. De olhos na universidade: questões propostas extraídas de vestibulares de diferentes regiões do país e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Terminado este questionário autoral, há uma nova sessão denominada “Enem e Vestibulares”        com        várias        questões        de        provas        de        acesso        às        Universidades:

[pic 5] 

Figura 06: Atividades propostas

  1. – Adequação da Linguagem

O livro apresenta linguagem leve, de fácil compreensão, dentro das normas da gramática, com abordagem formal, mas com verbetes do uso mais corriqueiro, com adequação linguística ao perfil do público alvo, ou seja, do aluno do 01º ano do ensino médio.

Ou seja, a linguagem está adequada à intencionalidade da obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (579.6 Kb)   docx (457 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com