TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE

Por:   •  15/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Alunos: Luana, Julia, Caio, Gabriel I., Agnaldo.

Prof: Dejanira

Turma/Série: 2 ano “B”

SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE

Intolerância Cultural

Brasília/DF

01/09/2017

  1. Introdução

Nos dias atuais a diversidade sexual ainda é alvo de muitas críticas, pois existem vários pontos de vista em relação a esse assunto e por isso a humanidade não consegue entrar em um certo consenso. Constantemente ocorrem denúncias, e até mesmo mortes causadas pela falta de respeito ao próximo, como os atos homofóbicos. Contra a imposição à heterossexualidade, os movimentos LGBTS ganharam força no mundo inteiro, que realiza várias manifestações tanto virtualmente quanto nas ruas e praças, porém esse tipo de manifestação gera muita polêmica principalmente quando está relacionada aos cristãos.

      Foram criadas leis para impor intervenção ao caso, mas alguns deputados conseguiram inverter a situação para não impor leis à favor dos homossexuais, gerando mais e mais revoltas. E preciso que medidas sejam tomadas para que todos entendam que perante a lei todos são iguais dependendo da sua escolha sexual, para que haja respeito e que o homossexuais sejam inseridos corretamente na sociedade é preciso acima de tudo o respeito.

      O preconceito cultural é praticado pelas diversas camadas sociais, é a discriminação em relação a uma pessoa pela sua origem ou até mesmo pelo o que este veste. A diversidade cultural não é aceita pela maioria, o etnocentrismo ainda é algo muito comum no mundo, com uma visão de que uma cultura se sobressai em relação a outra, o que é demasiadamente errado, pois temos que aceitar e aprender a conviver com a diferença cultural do próximo e saber respeitar.  

  1. Desenvolvimento

Abordaremos a seguir dois assuntos muito polêmicos na atualidade, na qual se remete a intolerância cultural e sexual. Denominamos intolerância o ato de depreciar alguém por causa de suas escolhas políticas, religiosas, culturais, sexuais, entre outros. Ao longo da história da humanidade foram inúmeros os casos onde uma atitude intolerante levou a verdadeiras tragédias.

A atitude intolerante pode ser identificada como uma deficiência, e neste sentido, são poucos os que podem sentir-se isentos totalmente deste defeito. Isto não significa coincidir com todas as crenças, atitudes ou ações de uma pessoa, mas simplesmente evitar levar esta diferença a nível pessoal.

Intolerância cultural remete-se ao fato das pessoas não aceitarem o estilo, cultura, roupas ou simplesmente a pessoa, só porque ela é diferente, ou seja, se uma pessoa não segue os seus padrões de beleza, cultura, vestimentas ou o que seja ela já não se encaixa na sociedade, e as pessoas se sentem no direito de serem intolerantes a ela.

Um exemplo muito ocorrente principalmente nos Estados Unidos, não somente nos EUA, mas no Brasil, ou qualquer lugar que apresente um estilo de pessoa diferente do padrão denominado pela sociedade, é a xenofobia, como forma de preconceito se caracteriza pela aversão e a discriminação dirigida a pessoas de outras raças, culturas, crenças e grupos. Essa aversão pode desenvolver sentimentos de ódio, causando animosidade e preconceito com tudo o que ela julga ser diferente.

[pic 2]

“Uma das grandes riquezas da humanidade é a sua heterogeneidade. Os povos devem mostrar uma compreensão recíproca pelos vários elementos culturais existentes nas diferentes sociedades.Porém, nem sempre as culturas se respeitam umas às outras. Certos indivíduos ou povos acham que a sua maneira de abordar os assuntos, ou de pensar, é a melhor e a mais acertada, pelo que consideram a sua cultura como superior. Todos os outros que não pensam ou agem como eles são considerados menos perfeitos, sendo rotulada a sua cultura de inferior. Nos últimos anos, em alguns países europeus, certos grupos políticos acusam os imigrantes de serem responsáveis pelo aumento de desemprego e insegurança no país, acusações muitas vezes infundadas, já que a maioria dos imigrantes trabalha em atividades que os naturais do país rejeitam. A esta forma de ódio aos estrangeiros chama-se xenofobia.

O racismo é uma forma de preconceito que se baseia nas diferenças físicas da humanidade. As atitudes racistas tiveram grande expressão na época colonial, mas ainda hoje existem muitos exemplos de grupos que perseguem e discriminam outros, unicamente por questões de raça. “A África do Sul foi um dos países onde se fez sentir mais a discriminação racial até à década passada.” (informações retiradas do site http://geoblog-geoblog.blogspot.com.br/2008/01/intolerncia-cultural-uma-atitude-errada.html).

[pic 3]

“Intolerância sexual é termo que se refere ao conjunto de ações e ideias que privilegiam entes de determinado gênero (ou, por extensão, que privilegiam determinada orientação sexual) em detrimento dos entes de outro gênero (ou orientação sexual). Embora seja constantemente usado como sinônimo de machismo é na verdade um hiperônimo deste, já que é possível identificar diversas posturas e ideias sexistas (muitas delas bastante disseminadas) que privilegiam o gênero feminino em detrimento do gênero masculino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (73 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com