TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sabinada

Tese: Sabinada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Tese  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

Causas e Objetivos:

Sabinada.

As implantações politicas e administrativas feitas pelo governo regencial causaram muitas insatisfações dos rebeldes principalmente por não aceitarem a relação dos lideres autoritários elegidos para governar a Bahia.

O principal objetivo era instituir uma republica, enquanto D. Pedro II não completasse sua maioridade. Queriam mais autonomia politica e defendiam a instituição de federalismo republicano.

Cabanagem.

As causas da cabanagem se diferenciam para cada classe social. A camada pobre, composta por índios, estava indignada com a situação social em vivia. Com isso, sentiu um sentimento de abandono em relação ao governo central. E ainda estava insatisfeita com os privilégios das oligarquias locais. Já a elite composta pela grande classe media e por muitos fazendeiros e comerciantes da região, estava descontente com a situação politica do local.

O objetivo principal da cabanagem foi a conquista da província Grão-Pará, onde seria instalado o governo republicano. Porem cada grupo tinha seus interesses principais. O povo buscava melhorar sua condições de vida, de saúde, de moradia, etc.

Guerra dos Farrapos.

Basicamente, a guerra dos Farrapos ocorreu por causa das altas taxas de impostos que os comerciantes do Sul pagavam quando levavam suas mercadorias (charque e couro) para as demais regiões do Brasil. Eles também eram contra a entrada de mercadorias vindas de outros países, pois estes, eram mais baratos em relação ao dos sulistas.

Além disso, os revolucionários lutavam por uma maior autonomia administrativa da província.

Outro motivo era que o centro administrativo do Brasil (na época, o RJ) era distante da região Sul e, por conta disso, essa região não recebia muita atenção. Percebe-se isso através dos estancieiros que viviam tentando demarcar os limites territoriais do Brasil para evitar invasões, enquanto a sede administrativa (na época da regência) não estava nem aí.

Revolta dos Males.

Os revoltosos, aproximadamente 1500 escravos, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a exposição do catolicismo, e com o preconceito contras os negros. Queriam também acabar com o catolicismo. O confisco dos bens dos brancos e dos mulatos e a implantação da republica islâmica.

Desenvolvimento:

Sabinada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com