TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segregação Racial

Pesquisas Acadêmicas: Segregação Racial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente texto aponta para uma reflexão sobre o vídeo do discurso de Martin Luther King, intitulado “I have a dream”, de 28 de agosto de 1963 que está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OztqOFFctsw. O texto irá discorrer sobre a importância desse discurso, e da figura do próprio Martin Luther King, na luta contra a segregação racial, e pelos direitos civis.

A sugestão é o planejamento de uma aula para o 1º ano do ensino médio, sendo que o conteúdo está inserido, na Historia da Idade Contemporânea, de forma que o tema se torna relevante, pois trás consigo, uma reflexão sobre racismo e exclusão. A abordagem acerca do discurso de king deve propor, aos alunos, além das informações pertinentes á época, também o tempo/espaço em que o fato ocorreu, deve levantar algumas reflexões sobre, como ocorreu o processo de segregação racial, em contraste com a importância das lutas de grupos organizados, para a conquista de direitos civis.

A Segregação Racial

No Brasil após a abolição, nunca houve uma segregação oficial, nos Estados Unidos, porém, foram estabelecidas leis, que separavam física e culturalmente os brancos dos demais povos especialmente os negros. Era comum escolas, restaurantes, banheiros para negros. (DA SILVA, 2013. Pg 105). Em 1954 a Suprema Corte Norte Americana proibia a segregação racial nas escolas, no entanto havia grande resistência da população branca, como foi o caso da cidade de Little Rock, onde estudantes negros foram proibidos de entrar na Central High School. O então presidente Dwight Eisenhower enviou soldados para que escoltassem os estudantes, e a lei fosse cumprida. Da Silva ainda discorre sobre outro incidente envolvendo a cidade de Little Rock:

Little Rock é uma cidade norte-americana que se tornou símbolo tanto da intolerância racial quanto da luta pela igualdade. O fim da segregação racial nas escolas do estado do Arkansas não foi aceito pelo governador Faubus, que desafiou o governo Federal . em 4 de setembro de 1957, uma milícia estadual impediu a entrada de estudantes negros em uma escola que antes era somente para brancos. Os negros ficaram afastados da escola enquanto uma multidão branca manifestava-se contraria a presença dos negros na Instituição de Ensino. (DA SILVA, 2013. Pg 105).

Nesse contexto surge Martin Luther King, pastor evangélico, tornou-se um das mais importantes figuras da luta contra a segregação racial. Sobre King, vejamos um fragmento de uma matéria da revista Veja, publicada em 1968 sobre sua contribuição na luta pelos direitos civis:

Nascido em 15 de janeiro de 1929 em uma família de classe média da Geórgia, filho de um pastor batista ativo na questão dos direitos civis, King pensou em seguir carreira no Direito, buscando uma base intelectual a fim de compreender a filosofia social. Acabou sendo atraído para a vida religiosa. Aluno destacado no seminário na Pensilvânia descobriu os trabalhos de Hegel e Kant, mas especialmente a doutrina de não violência de Gandhi, a satyagraha, que acabaria sendo seu norte por toda a vida. "De minha formação, eu obtive meus ideais cristãos. Com Gandhi, aprendi minha técnica operacional", costumava dizer.

O discurso de 1963 traz uma gama de significados, o fato de King introduzir seu discurso com a frase “eu tenho um sonho”, mostra ser carregada de significado, esperança em um futuro próximo de tolerância com a diversidade. Alicerçado nesse pensamento, a sugestão é planejar uma aula, que contemple a discussão sobre a diversidade, sob um novo prisma.

A Aula

Lançando mão dos recursos tecnológicos, proponho a exibição do vídeo do discurso, em seguida distribuo um fragmento da apresentação, da biografia de Martin Luther King, escrito por Paulo Mendonça:

King combinava a ação de massa direta contra discriminação racial e a segregação, com um apelo aos seus seguidores para a compreensão, mesmo amor, em relação àqueles que se opunham aos direitos humanos e civis para todos independente da cor da pele [...]. A primeira vez que o reverendo Martin Luther king chamou a atenção nacional foi em 1956, quando liderou o boicote, pelos negros, dos ônibus públicos de Montgomery, no Alabama. Um ano de pressão econômica por parte dos usuários negros foi coroado de sucesso quando a Suprema Corte dos estados Unidos decidiu que a segregação racial nos transportes públicos, era ilegal. (GUIMARÃES. NETO, 2004. Pg 11-12).

É relevante ainda comentar que em 1964 foi aprovado o Ato dos Direitos Civis, e o Ato dos Direitos de Voto, de 1965. Sugiro que os alunos sentem em grupos de quatro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com