TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serra Verde

Ensaios: Serra Verde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 3

1) Ruben Katzman traz no seu artigo “a dimensão espacial nas políticas de superação da pobreza urbana” um debate sobre perspectivas de superação da pobreza. No entanto, segundo o autor, para o êxito dessa ação, um diagnóstico sobre as diferentes realidades locais é posto como essencial. Apresente as quatro tipologias de bairros pobres caracterizando: a) o perfil de seus moradores; b) possibilidades de mobilidade social; e, em seguida, c) faça uma reflexão sobre o tipo de bairro que você considera mais vulnerável e aquele que apresenta as maiores oportunidades, justificando ambas.

Os bairros formados por migrantes internos que chegam à cidade têm como maioria pessoas que vieram de áreas rurais. E pelo por nunca terem participado de organizações formais, a capacidade dessas pessoas de produzir coletivamente era fraca e, com isso, suas oportunidades de mobilidade social também eram.

O bairro tradicional da classe média tem como moradores os trabalhadores dos mesmos estabelecimentos industriais, mineiros, trabalhadores vinculados ao transporte e à construção da infraestrutura urbana. As condições para a mobilidade social são maiores devido à maior ligação entre os habitantes.

Os bairros populares são mais heterogêneos do que os outros. Composto por mão de obra barata e informal, como os: artesãos, empresários de pequenos empreendimentos e comerciantes de microempresas familiares. Crescendo devido à expansão do mercado e à baixa concorrência de importação somada à permanência de nichos de mercado, que não eram vantajosas para as grandes empresas o que tornavam possível a existência desse tipo de bairro.

O gueto urbano tem maior proporção do número de residentes pobres e homogeneidade das famílias. A expansão dos guetos urbanos tem haver com as condições sociais e econômicas que não favorecem a mobilidade nesse tipo de bairro.

2) Para o autor, os avanços na superação da pobreza urbana serão possíveis se, paralelamente, forem fortalecidos os vínculos entre os mais pobres e o resto da população. Desenvolva este argumento, mostrando como este fortalecimento pode ser uma contribuição para o enfrentamento da pobreza.

A maioria dos países tem como maior desafio a superação da pobreza, pois as desigualdades são maiores no estado, na educação, na saúde, na renda e no acesso a serviços, infraestrutura sanitária, água, moradia e transporte. Políticas de educação e de inclusão com destaque para a área qualificação profissional é a solução para a redução da pobreza e o fim da desigualdade social.

3) Ruben Katzman aponta as mudanças no mundo do trabalho como um dos processos responsáveis pela alteração na qualidade de vida das pessoas, em especial, no que diz respeito, as estruturas de oportunidades de mobilidade social. Comente os principais fatos e tendências sobre o mundo do trabalho e sua relação com a pobreza.

Na medida em que o crescimento se ajusta ao comércio e a produção a condição da pobreza sofre alterações, essas alterações se refletem na ocupação dessas pessoas e na renda, nas necessidades básicas, nas características de segregação social em termos de sexo, educação e renda familiar. A diminuição da capacidade de ofertar trabalhos tem efeitos como:

- Aumento da diferença entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com