TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade na Idade Média

Por:   •  9/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

Sociedade medieval

Um aspecto muito importante no período medieval é a sociedade, pois é a partir desse contexto que compreendemos melhor sobre a politica, economia e cultura dessa época. A principio, há uma subdivisão temporal que existe entre a Alta e Baixa Idade Média. Imaginemos uma montanha, cujo o topo é tomado por uma bela paisagem, enquanto abaixo da montanha existe um lugar onde a visão é menos privilegiada, pois bem, seria mais ou menos dessa forma que foi divida a Idade Medieval. A Alta Idade Média, foi o período onde houve a formação dos grupos sociais e o Feudalismo, e a Baixa Idade Média, foi a última fase medieval, tendo ocorrências como crises e pestes, e marcada também pelo surgimento de novas ideias e decadência do sistema feudal.

A sociedade Medieval era extremamente hierarquizada e estamental, havia uma grande separação de classes sociais, camadas vedadas e enrijecidas, não havia mobilidade social, e pouco podia haver possibilidades de um individuo de uma específica camada social ascender ou decrescer, já que esse ‘’status’’ era denominado desde o nascimento.  

[pic 1]

O clero como representante da igreja, se encontrava no topo desse estamento, logo se nota como isso será determinante para politica, economia e cultura. Ele possuía uma função especifica, que era educar, rezar para outros membros, principalmente da nobreza, e cuidar da vida espiritual da sociedade. Embora a função do clero era rezar, ele também exercia influência política, moral e psicológica na sociedade. A estrutura dentro do próprio clero também é complexa, pois o clero possuía dentro dele também uma hierarquia, o alto clero, onde estavam o papa, os arcebispos e os bispos, e no baixo clero estavam  os padres e os monges.

Abaixo do clero temos a nobreza, o nobre tinha uma função, que era batalhar, guerrear e proteger o feudo. São eles que vão fazer parte do exercito na sociedade medieval. A nobreza era a classe dirigente, embora o clero fosse o grupo mais abandado, os nobres podiam ser os reis, duques, marqueses, condes, viscondes e barões. Assim, enquanto os suseranos eram os nobres que doavam as terras (até mesmo castelos), os vassalos, protegidos por eles, representavam os nobres que

recebiam as terras e em troca, cuidavam e protegiam delas ao mesmo tempo que serviam os suseranos de diversas maneiras, sobretudo, para serviços militares, com intuito de defende-lo em tempos de guerra.

Os servos e camponeses trabalhavam nos feudos, não podiam ser vendidos como escravos, eram presos pelo regime de servidão, não podendo deixar as terras do senhores. O camponês ainda tinham que pagar taxas, de forma que ao final só restava o sexto do que produzia, embora não pudesse ser privado da terra que cultivava. As condições de vida do camponês medieval eram miseráveis, sua casa não costumava passar de uma choupana, sem saneamento básico e dividida com muitos outros camponeses sem direito a sua privacidade.

Outro aspecto importante, que inclusive é determinado pela própria sociedade medieval é a cultura, o teocentrismo era um aspecto fundamental em todo contexto, Deus é colocado no centro de todas as coisas, e é tomado como grande explicação para tudo, para os fenômenos biológicos, químicos, físico, histórico, entre outros. A economia, política e sociedade era dirigida pelo poder da igreja, e é por isso que o clero está no topo do estamento, ele determina esse teocentrismo com muita rigidez. Deus também está na educação, o clero, portanto, pertence a classe dos professores, a primeiras escolas e faculdades medievais tinham uma grande formação e controle pelos padres e monges, toda a intelectualidade na sociedade era refletida pelo teocentrismo. Isso gerava um controle social muito grande, pois toda as funções de cada grupos e estamentos, toda escrita, construções e cópias dos livros, entre outras coisas serão baseadas e determinadas pela educação teocêntrica, observa - se como de fato o clero organizava toda a vida social medieval. A escolástica que é definida como filosofia pedagógica da igreja, guiada pelo clero estabeleceu o conjunto de disciplinas que eram estudadas em todas nas escolas. Essa era a sociedade na idade média, hierarquizada, tomada e controlada pelo controle da igreja, Deus como figura de poder, razão e justiça para tudo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (717.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com