TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociodiversidade Multiculturalismo Tolerancia Inclusão Exclusão Relações De Genero

Artigos Científicos: Sociodiversidade Multiculturalismo Tolerancia Inclusão Exclusão Relações De Genero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  5.386 Visualizações

Página 1 de 4

Nesse trabalho estaremos apresentando Logística Reversa relacionado com a Copa, primeiramente daremos um breve parecer referente ao título de nosso trabalho.

Logística:

É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.

Fundamentalmente a logística possui uma visão holística, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.

O que é Logística Reversa:

É um processo que pode ser dividido em várias etapas: envolve compra e venda, devolução de mercadoria por motivo de desistência ou de defeito e, finalmente, se preocupa com o destino de um produto ao final de sua vida útil.

A preocupação da Logística Reversa é fazer com que o material, sem condições de ser reutilizado, retorne ao ciclo produtivo ou para o de outra indústria como insumo, evitando uma nova busca por recursos na natureza e permitindo um descarte ambientalmente correto. Parece simples e inteligente, mas o processo ainda não funciona bem.

Stock (1992, p73): “Logística reversa em uma perspectiva de logística de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura ...”

Segundo Leite e Brito (2006,p.4), “Logística reversa é o gerenciamento da cadeia de suprimentos que envolvem a reutilização de bens no processo de produção, a fim de gerar retorno econômico para a empresa e de reduzir os danos ao meio ambiente.”

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (estabelecida pela lei 12.305 de 02/08/2010), a logística reversa pode ser definida como:

“Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

A logística reversa pode, portanto, ser entendida como a área da logística empresarial que visa equacionar os aspectos logísticos do retorno dos bens ao ciclo produtivo ou de negócios através da multiplicidade de canais de distribuição reversos de pós-venda e de pós-consumo, agregando-lhes valor econômico, ecológico, legal e de localização.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

O que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

Depois de 21 anos de discussão no Congresso foi sancionada, em 2010, a Lei nº 12.305/2010 que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com uma série de medidas voltadas para a destinação correta dos resíduos pós-consumo no Brasil. Bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sócias e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Prevê a chamada “responsabilidade compartilhada”, que envolve sociedade, empresas, prefeituras e governos municipais, estaduais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com