TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MULTICULTURALISMO

Artigo: MULTICULTURALISMO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 2

O multiculturalismo chega a nós em forma de (falsa) aceitação do outro, por parte é claro, de sociedades ainda muito preconceituosas e hierárquicas nos seus modos de pensar e agir. Ficam a exemplo, alguns movimentos sociais e de mídia que promovem liberdades, diferenças, falta de fronteiras, mas agem com ditatorismo com os que fogem a regra. Neste século XXI, a globalização aproxima os indivíduos, através dos seus processos de interdependência das economias, mas na realidade não propicia a aproximação e aceitação social entre todos. Assim as manifestações preconceituosas e de exclusão na contemporaneidade estão implícitas na incapacidade de romper com as desigualdades econômicas, e com as relações de exploração próprias da sociedade capitalista atual, que impõem distância entre os cidadãos a partir de suas vulnerabilidades financeiras ou não.

Penso, então, que é necessário desmistificar a existência de “padrões certos” ou “errados”, assim como o ser “eclético” ou “na moda”, adotado pelo mercado de mídia atual. Mas para que isto ocorra é preciso eliminar o pré-conceito, egoísmo e as desigualdades sociais econômicas, que atingem maciçamente todo ser humano independente de cor ou raça. Ao longo das gerações desenvolveu-se um conceito que classifica o Brasil como “o país do multiculturalismo”, porém percebe-se que a educação do jovem é promiscua em relação ao cuidado e o trabalho com éticas de ser e estar no mundo, reproduzindo assim desigualdades e problemas por meio do falho ou incapaz sistema de educação.

Por isso tudo, creio que a pedagogia multicultural deva ser criativa e que não se produzam padrões, estereotipias e exclusões. As mudanças no país devem acontecer paulatinamente com campanhas governamentais pedagógicas nas escolas e principalmente mídias, que são as detentoras do pensamento da grande massa. A ideia é que reforcem a força e importância do singularismo de cada individuo e respeito com o próximo, se livrando assim dos “rótulos” e preconceitos gerados pela generalização do mercantilismo capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com