TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOTALITARISMO

Resenha: TOTALITARISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Resenha  •  2.734 Palavras (11 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 11

Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.

No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, eles acabam ficam às margens do poder.

Outras características dos regimes totalitários:

Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo;

Falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas;

Censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio);

Propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.

Foi ainda no decorrer da  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial" \o "Primeira Guerra Mundial" Primeira Guerra Mundial que começou a nascer o Totalitarismo, fenómeno político que marcou o século XX. Com a necessidade de direcionar a produção industrial para as necessidades geradas pela guerra, os governos das frágeis  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia" \o "Democracia" democracias  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo" \o "Liberalismo" liberais  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa" \o "Europa" europeias tiveram de se fortalecer, acumulando poderes e funções de Estado, em detrimento do poder parlamentar, para agilizar as decisões importantes em tempos de guerra. Quando voltasse a paz, diziam-se, esses poderes voltariam à distribuição democrática usual. Mas não foi isso que aconteceu. 

O Estado com executivo forte e legislativo debilitado que se constituiu durante a Primeira Guerra acabou sendo a semente do modelo de Estado autoritário que surgiria na década seguinte. Das várias monarquias parlamentares europeias em 1914 ( HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_Unido" \o "Reino Unido" Reino Unido,  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/It%C3%A1lia" \o "Itália" Itália,  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Espanha" \o "Espanha" Espanha,  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Pa%C3%ADses_Baixos" \o "Países Baixos" Holanda,  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%A9lgica" \o "Bélgica" Bélgica,  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinamarca" \o "Dinamarca" Dinamarca,  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%A9cia" \o "Suécia" Suécia,  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Noruega" \o "Noruega" Noruega,  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rvia" \o "Sérvia" Sérvia,  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Bulg%C3%A1ria" \o "Bulgária" Bulgária,  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rom%C3%A9nia" \o "Roménia" Roménia,  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A9cia" \o "Grécia" Grécia,  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81ustria" \o "Áustria" Áustria- HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Hungria" \o "Hungria" Hungria e outras), só a britânica terminou o século sem ter passado por uma ditadura de inspiração fascista.

Em diversos países, a crise do  HYPERLINK "http://www.infoescola.com/historia/capitalismo/" capitalismo provocou efeitos mais ou menos desastrosos. Preocupadas, as elites dominantes mostraram-se, então favoráveis a formação de governos fortes e autoritários, capaz de impor disciplina social para recompor a ordem capitalista, este tipo de governo se da o nome de Regime Totalitário. Os fatos que também propiciaram a formação deste Estado foram o final da Primeira Guerra Mundial e a consequente crise política, econômica e social dos países europeus. Entre os exemplos mais significativos de regimes totalitários estão o fascismo na Itália e o nazismo na Alemanha.

Itália:  HYPERLINK "http://www.infoescola.com/historia/fascismo/" fascismo de Mussolini

Podemos dividir o governo de Mussolini em duas fases. Na primeira fase Mussolini organizou milícias fascistas que promoveram uma série de atentados terroristas contra os políticos de oposição. Na segunda fase Mussolini já havia reunido poder suficiente para implantar a ditadura fascista na Itália. Tornou-se então o chefe supremo do Estado, sendo conhecido como Duce, que em italiano significa “aquele que dirige”.

CARACTERÍSTICAS DO FASCISMO:

Nacionalismo extremado.

Combate a democracia liberal.

Repúdio ao marxismo.

Crença na colaboração entre as classes sociais;

“Em contraste com o liberalismo e marxismo, o fascismo atacava a tradição racional do iluminismo e exlatava a vontade, o sangue, o sentimento e o instinto.”

Defesa da propriedade privada e dos valores religiosos.

Alemanha:  HYPERLINK "http://www.infoescola.com/historia/nazismo/" nazismo de Hitler

Com a morte de Hindenburg, em agosto de 1934, o então chanceler Hitler assumiu também a presidência do país, tornando-se, então, o chefe absoluto da Alemanha. Exercendo total controle sobre a sociedade, o governo de Hitler dedicou-se à reabilitação econômica do país. Estimulou a agricultura e a industrialização, principalmente na área de armamentos. Desrespeitando as proibições do  HYPERLINK "http://www.infoescola.com/historia/tratado-de-versalhes/" Tratado de Versalhes, a Alemanha hitlerista passou a se militarizar rapidamente. Em 1938, iniciou sua política de expansão pela Europa, sua primeira investida foi contra a Áustria, que conquistou sem disparar um tiro.

Características do Nazismo

Totalitarismo: estado de forte direita

Antiliberalismo: censura por parte do  HYPERLINK "http://aprovadonovestibular.com/nazismo-totalitarismo-ideologia-caractersticas.html" governo, regulamentação da economia pelo estado, limitação da liberdade individual etc.

Militarismo:  HYPERLINK

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com