TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE HISTORIA

Trabalho Escolar: TRABALHO DE HISTORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  5.446 Palavras (22 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE HISTÓRIA

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas Educação e Diversidade ¨e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD

–SP/POLO SEMIPRESENCIAL

ABRIL /2014

Introdução

O presente desafio tem como objetivo primordial levar a uma reflexão sobre a problemática da diversidade cultural existente nas unidades de ensino e traçar estratégias que os docentes possam utilizar para atender o publico alvo na realidade do seu âmbito escolar.

Para que a formação multicultural seja aplicada de forma igualitária é necessário desenvolver práticas pedagógicas, onde o trabalho se faça em conjunto com a comunidade escolar e seus respectivos familiares, respeitando as diversas culturas regionais, étnicas, religião e politicas presentes no ambiente escolar.

Cabe aos docentes fazer uma análise sobre as práticas pedagógicas existentes e adaptá-las, afim de que sejam inseridas em uma realidade multicultural.

Os PCNs constituem um referencial de qualidade, que aborda “TEMAS TRANVERSAIS” que consideram a diversidade dos alunos como ponto chave para a melhoria de qualidade de ensino aprendizagem. Os mesmos buscam uma elaboração de projetos que seja flexível, que busque uma politica multicultural e valorize a diversidade sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer formas de descriminação garantindo a todos o igual direito as fontes de cultura.

As mudanças são muitas, mas cabe a cada um estar preparado para recebê-las da melhor forma possível, e assim estaremos construindo a escola de todos para todos.

Desenvolvimento

Passo1

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96) Colaborar com as politicas e formação de programas de educação infantil, respeitando o desenvolvimento natural da criança, nas suas diferenças individuais, econômicas, sociais, culturais, étnicas, religiosas, etc.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

Expõe a necessidade de um currículo nacional suficientemente flexível sendo necessário diversificar conforme regiões e obedecer a demandas das mesma.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Visa atender os propósitos expressos na indicação CNE/CP 6/2202, bem como regulamentar a alteração trazida á Lei 9.394/94 de Diretrizes e bases da EDUCAÇÃO NACIONA, PELA LEI 10.639/2000, ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE História e Cultura Afro-Brasileira e africana na educação Básica.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1.

Passo 2

Título: Comemoração do dia dos Pais da escola Lua Nova

Disponível em: www.pucpr.com.br/educare

Acesso em: 24/03/2014

Analise crítica

Diante do que foi lido no artigo sobre a escola Lua Nova, Houve uma comemoração do dia dos pais. Sendo que havia uma criança que tinha duas mães, ocorreu um grande constrangimento .Devido aos avanços tecnológicos a família sofreu alterações essas mudanças influência em diferentes formatos de família.

A escola como espaço de convivência social cabe a mesma mediar as alterações aos novos conceitos e formatos de família promovendo atividades que valorizem a diversidade e multiculturalismo que está presente no ambiente escolar.

Mas viver isso na prática e um grande desafio.eu acho que as escolas tem que voltar aos poucos a ser um centro de formadores, e não de acumuladores de conhecimento.

A sociedade esta em constante mutação e a gente só sobrevive porque se adapta ao mundo. Temos de acabar com a ideia de que família e só pai, mãe, filho considerando que as escolas devem fazer tentativas de se adaptar e também fazer com que as crianças possam se adequar á nova realidade, abrindo assim novas possibilidades.

Passo 3

Desenho visualizado por você Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo

Um casal de homossexual feminino Deve-se trabalhar os diversos arranjos familiares relacionados a questão de gênero, pois as famílias estão modificadas, acabando com a ideia que família é pai, mãe, filho.

Um homem na cadeira de roda. Deve-se trabalhar as questão relacionadas a acessibilidade e mobilidade com pessoas com diferentes tipos de deficiência mostrando que mesmo com algumas restrições pode ter uma vida normal.

Uma família negra.

Deve-se trabalhar a questão de etnia e raça, pois independente de qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com