TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tenentismo

Resenha: Tenentismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 3

O Tenentismo foi um movimento surgido no início da década de 1920, e sempre demarcou a crise daPrimeira República, e também é visto como um movimento conspiratório dentro do governo e como uma crise de insubordinação de jovens oficiais dentro do Exercito Brasileiro. Dentro desde movimento, podem ser apontados alguns levantes: A Marcha dos Dezoito do Forte (Rio de Janeiro, 1922); Revolta Paulista (São Paulo, 1924); Comuna de Manaus (Manaus, 1924) e Coluna Prestes (1925 a 1927). Apesar deste movimento nascer dentro dos quartéis, logo se espalha por todo território brasileiro.

A primeira interpretação sistemática do tenentismo foi feita por Virgílio Santa Rosa. Antes as análises eram feitas isoladas, não havendo uma análise do conjunto. Em sua análise, ele defende que os jovens tenentes seriam os representantes da classe média de 1930, e que, a partir deles a classe média teria, possivelmente, sua primeira participação política, e isso evidenciaria o carater burguês da Revolução.

Já Boris Fausto coloca os jovens oficiais como oriundos das classes menos favorecidas, porém o Exército, como intituição, falava mais alto e mantinha uma certa autonomia em relaçãoao conjunto da sociedade, assim sendo, a relação entre classe média e tenentismo não ocorreram. Esse trabalho insere-se num ponto de vista metodológico, na tendência das ciências sociais de sua época.

A partir de 1960, renasce o estudo sobre o assunto, onde José Murilo de Carvalho tenta afirmar que o tenentismo de 1920 seria uma intervenção contestatória,oriundo de um primeiro tenentismo ocorrido nos pprimórdios da República , com fundamentos institucionais, que teria contribuido para o desenvolvimento de um outro tipo de intervenção, a controladora, que explicaria a ação dos militares em 1930, 1937, 1945 e 1964.

Existe também a vertente interpretativa , que teria sido esboçada por José Maria Bello, na qual há uma correspondência entre o movimento social e o movimento militar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com