TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização

Trabalho Universitário: Terceirização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste trabalho iremos abordar o assunto terceirização, que teve inicio na 2º Guerra Mundial, pois muitas empresas precisavam produzir, por exemplo, armas e munições em grande escala e então surgiu a ideia de contratar outras empresas para atuar nos meios, enquanto focavam nos fins.

Nos anos 80, o processo de terceirização das grandes empresas tomou forma.

No Brasil, a tendência chegou aos anos 90. Na época de reengenharia, as empresas, a fim de baratear custos, começaram barateando os serviços simples como segurança e serviços gerais, mais tarde acabaram terceirizando quase todas as áreas. Atualmente muitas empresas terceirizam e são terceirizadas por isso vamos ver também as vantagens e desvantagens. O que é terceirização segundo alguns autores.Terceirização

“A terceirização (outsourcing) é o processo no qual uma empresa identifica uma parte do seu processo de negócio que poderia ser desenvolvido de maneira mais eficiente e/ou mais efetivamente por outra corporação, contratada para desenvolver esta parte do negócio. Assim, a primeira organização é liberada para se manter focada na função central do seu negócio.

A terceirização surgiu como resposta ao conhecido postulado que diz que não há empresa que seja realmente produtiva em todas suas atividades e, como é sabido, as empresas modernas têm muitos campos de atividade nos quais é realmente difícil alcançar altos desempenhos por si mesmas.

Terceirização é a tendência de transferir, para terceiros, atividades que não fazem parte do negócio principal da empresa ou uma tendência moderna que consiste na concentração de esforços nas atividades essenciais, delegando a terceiros as complementares, e ainda um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros - com os quais se estabelece uma relação de parceria - ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua.

A Terceirização vem sendo utilizada como ferramenta administrativa já há várias décadas. Há muitos anos, nas empresas do primeiro mundo e no Brasil, se pratica a contratação, via prestação de serviços, de empresas especializadas em atividades específicas, que não cabem ser desenvolvidas no ambiente interno da organização.

Muitos segmentos se especializaram nesta prática, utilizando-se com frequência da contratação de serviços para o setor de produção, tais como as empresas que compõem o setor da indústria gráfica e o setor da indústria têxtil.

Hoje, no entanto a terceirização se investe de uma ação mais caracterizada como sendo uma técnica moderna de administração e que se baseia num processo de gestão, que leva a mudanças estruturais da empresa, a mudança cultural, procedimentos, sistemas e controles, com um objetivo único quando adotada: atingir melhores resultados, concentrando todos os esforços e energia das empresas para a sua atividade principal. Para tanto, o sucesso de sua aplicação está na visão estratégica que os dirigentes deverão ter quando de sua aplicação nas empresas, de modo que ela se consolide como metodologia e prática.

Atualmente no Brasil não é regulamentada e assim sofre inseguranças de modo jurídico, e para resolver problemas internos são utilizadas CLT, Código Civil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com