TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Historia

Trabalho Escolar: Trabalho De Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

Em julho de 1840, deputados e senadores votaram pela antecipação da maioridade de D.Pedro , que aos 14anos foi considerado apto a assumir o trono brasileiro. Assim ele foi chamado imperador do brasil, recebendo o titulo de D.Pedro ll. O jovem imperador convocou os políticos ligados ao partido liberal para compor o gabinete ministerial. Entre tanto, como os conservadores eram maioria na câmera dos deputados, por pressão dos liberais D.Pedro ll dissolveu a câmera convocou novas eleições.

Em outubro de 1840 para garantir a vitória nas eleições, os liberais valeram de todo tipo de artificio: falsificaram conhecidas como eleições do cacete. A vitória dos liberais no sul, fortalecerão os argumentos dos conservadores, que defendiam centralização política. Descontente conservadores para compor um novo gabinete. Depois disso, começou a se desenhar uma política de aliança entre os dois partidos , mas que na pratica garantiu o modelo de politica , defendido pelos conservadores .o acordo explica por que liberais e conservadores se se revezaram no poder ao longo de quase todo o segundo reinado.Esse poder só foi possível porque não havia grandes diferenças politicas entre os dois partidos

Com a chegada de D.Pedro ll ao trono, o poder moderador e o concelho de estado foram restaurados, medidas que revelavam o fortalecimento do imperador .em 1847 , um decreto do governo criou o cargo de presidente do concelho de ministro, nomeado pessoalmente pelo imperador .aparentemente, o sistema inspirava-se no parlamento inglês , mas na essência , era muito deferente dele. Escolhido pelo partido que obtém a maioria dos votos nas eleições. Uma vez escolhido, o primeiro ministro escolhe os nomes para compor seu gabinete de governo.

No brasil, o executivo não nomeado pelo legislativo; ao contrário, estava subordinado a ele .o imperador ,por meio do poder moderador , conselho de ministros ,o equivalente ao primeiro ministro no parlamentarismo. O imperador podia demitir o presidente do concelho e todo o ministério, dissolver a câmera e convocar novas eleições . por isso, o sistema criado por D.pedro ll ficou conhecida como parmamentismo ás avessas .

O ministério de D.pedro ll levou conservadores e liberais e liberais ase enfrentar continuamente . para amenizar a situação ,a partir de 1850, o ministério da conciliação , integrado por membros os partidos .assim,o imperador conseguiu abrandar as divergências e inaugurou um império da politica. Co a derrota dos praieiros ,os últimos rebeldes radicais do império, a unidade territorial foi mantida e o estado nacional brasileiro consolidou se . o império que se iniciou é considerado o apogeu do império. Marcando o crescimento da economia cafeeira.

O declínio da produção no vale do paraíba não representou exatamente uma crise no setor cafeeiro. em quanto sua produção declinava , outra região produtora surgiu no cenário brasileiro: o oeste paulista . o vale paraíba ocupou , radicalmente ,o lugar de principal produtora de café no brasil. A constituição naturais representavam a primeira região . o solo da terra roxa extremamente fértil permitia que os cafezais produzissem mais e durante mais tempo a grande contida de terras pouco exploradas e um terreno co inclinações suaves também colaboraram para expansão da produção cafeeira na região.

Sucesso do café no oeste paulista foi a introdução progressiva da mão de obra livre ,m principalmente após o fim do tráfico negreiro . o trabalho es cravo crescia animalmente até a década de 1880.quantomais longe ficava a do litoral a expansão dos cafezais fazendas se localizavam, mais difícil e caro ficava o transporte do café. Esse problema foi resolvido com a construção das primeiras estradas de ferro no brasil já se cultivava o café no interior a ferrovias e a infraestrutura criada para atender o setor cafeeiro permitiram o crescimento de importantes municípios do interior paulista.

Ao longo do século xix , o café se tornou o principal produto de exportação do brasil, mas não era o único.

O açúcar, produzido principalmente no nordeste, ainda ocupava um importante lugar nas exportações brasileiras, mas enfrentava grande concorrência da produção de outros países e do açúcar da beterraba.o atroso técnico na produção do açúcar brasileiro foi considerado responsável pela baixa qualidade de competir no mercado externo.

Partir de 1875, o governo imperial, em parceria com os produtores, decidiu investir na modernização, da produção com incentivos á instalação de maquinas e de novas tecnologias na fabricação do açúcar. Surgiu assim os engenhos centrais. Esses estabelecimentos não tinham terras, como os engenhos tradicionais; apenas cuidavam da etapa industrial.

O algodão ,cultivado principalmente no maranhão ,também foi importante para o mercado exportador brasileiro ,devido á grande procura da matéria prima para as industrias têxteis ingleses. Na segunda metade do século xix,a produção de algodão dos estados unidos ,maior fornecedor da matéria prima para Inglaterra diminuiu consideravelmente por causa da guerra civil que eclodiu no pais. Aquela exportação norte americanas estimulou o aumento da produção brasileira de algodão.

A extração de látex das seringueiras, matéria prima da borracha, foi muito importante para o desenvolvimento da região amazônica. no período entre as décadas de 1870 e 1910ª extração do produto gerou muita riqueza e puncionou o crescimento da região.

No século xix , a Inglaterra, grande potência mundial industrial , iniciou forte campanha pelo fim da escravidão .em 1807 ,os ingleses proibiram o trafico de escravos para as suas colônias e, em 1833,aboliram a escravidão em todos os seus domínios .em um primeiro momento ,a introduçãoda mão de obra assalariada nas plantações de açúcar brasileiro ,produzido por escravos para acabar com essa desvantagem , os ingleses começaram a pressionar o governo português e, posteriormente ,o império brasileiro para abolir o trafico negreiro. A escravidão representava um obstáculo para ampliação desse mercado, pois, como os escravos não tinhão renda ,não podiam consumir . Calasse media da Inglaterra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com