TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Historia

Ensaios: Trabalho De Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

No século XVII, com a crise vivida na economia açucareira as expedições pelo interior aumentou bastante. A concorrência do açúcar produzido nas Antilhas e a falta de recursos da própria cidade, que se encontrava desgastada com o processo de renovação política, incentivaram a realização de longas viagens à procura de riquezas que pudessem suprir as dificuldades daquele período colonial.

Existiram dois tipos de expedições: as entradas e as bandeiras. A primeira era apoiada pelo governo de Portugal, com a finalidade de expandir o território e antecedeu as bandeiras que se tratavam de iniciativas particulares para o lucro próprio.

Há duas versões para o nome de Bandeiras. A primeira acredita-se que foi porque os desbravadores levavam uma bandeira sempre à frente do grupo, e a segunda versão acredita que eles tinham como objetivo enfraquecer os índios para depois escravizá-los sem enfrentarem tanta resistência, isso se chamava “levantar bandeira”.

As bandeiras geralmente eram realizadas por homens, principalmente paulistas, que entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, aprisionamento de indígenas e outras tarefas relacionadas. Atuaram também na procura de pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil. Andavam sempre armados e usavam a violência na captura de índios e escravos fugitivos. Tinham geralmente como ponto de partida as cidades de São Vicente (litoral paulista) e São Paulo. Caminhavam seguindo o curso dos rios como, por exemplo, o rio Tietê.

Entradas:

- Oficiais (reinóis): Financiada pelo Rei;

- As penetrações organizadas pelo reino que queriam explorar e colonizar o interior habitado até então apenas pelos índios não domesticados. As Entradas contavam com o incentivo da administração portuguesa em busca de metais preciosos, e o aprisionamento de índios.Eram praticadas principalmente pelos vicentinos. Os vicentinos adentravam pelo interior de onde hoje é São Paulo, Minas, Goiás, Mato Grosso e região do sul do país, inclusive em regiões espanholas. Os vicentinos confrontavam com jesuítas lusos e espanhóis, já que estes protegiam centenas de indígenas. Os vicentinos destruíram centenas de missões e reduções jesuíticas, capturando índios e expulsando os jesuítas para outras regiões.

Bandeiras:

- Iniciativa Privada;

- São Vicente sobrevivia numa situação difícil, desde a metade do séc.XVI, a custa de tráfico interno de mão de obra indígena e da procura de veios de metais preciosos. Muitos comerciantes e traficantes de bugres interessavam na penetração dessas regiões inicialmente habitadas apenas por índios, para encontrar fontes de metais preciosos, principalmente o ouro. Esses comerciantes e traficantes vão financiar expedições de aventureiros, garimpeiros e índios domesticados em busca de escravos vermelhos e de ouro.

Os bandeirantes foram responsáveis pelo desbravamento do território brasileiro. Expandiram o território brasileiro para além das fronteiras determinadas pelo Tratado de Tordesilhas.

Os principais objetivos das entradas e das bandeiras era a procura de índios e escravos fugitivos. As expedições ao interior do Brasil aumentaram como objetivo, a procura de riquezas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com