TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Historia

Exames: Trabalho De Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE HISTÓRIA

Aluno: José Guilherme Abrantes Perez

Londrina

Novembro - 2013

Deodoro da Fonseca - (1889-1891)

O presidente formulou a primeira constituição republicana e formou o Congresso Nacional Constituinte, exatamente um ano depois da proclamação da República. A nova constituição foi aprovada e no dia 25 de fevereiro de 1891 Deodoro é eleito presidente do Brasil pelo colégio eleitoral, formado por senadores e deputados federais. Ao mesmo tempo, o Marechal Floriano Peixoto foi eleito vice-presidente da república, terminando assim o Governo Provisório.

Floriano Peixoto - (1891-1894)

Floriano enfrentou protestos da oposição que não o aceitava como presidente. Esta queria a convocação de novas eleições. Tal atitude tinha uma explicação: caso o presidente ficasse menos de 2 anos no poder, novas eleições teriam que ser feitas, Deodoro governou por 9 meses; logo, este era um bom motivo para que Floriano convocasse eleições. Porém, não as convocou e por isso enfrentou várias revoltas que soube como combater.

Em 1893 ainda enfrentou mais 2 revoltas:

1) A Revolta Federalista do Rio Grande do Sul

2) A Revolta da Armada.

Prudente de Morais - (1894-1898)

A primeira questão a ser solucionada pelo presidente civil foi a Revolução Federalista que vinha acontecendo no estado do Rio Grande do Sul. Prudente de Morais conseguiu encerrar o conflito do estado com o governo federal e concedeu anistia aos rebeldes que participaram do movimento. Mas, pouco tempo depois, enfrentaria um problema rebelde de maior proporção, a Guerra de Canudos. Esta eclodiu na capital baiana, Salvador, e forçou Prudente de Morais a organizar e intervir militarmente para solucionar o problema. Nesta ocasião, o presidente sofreu um atentado no qual seu Ministro da Guerra foi o afetado e ferido mortalmente. A situação fez com que Prudente de Morais decretasse o Estado de Sítio e passasse a comandar com plenos poderes. O recurso garantiu a neutralidade da oposição política, a vitória dos interesses da oligarquia cafeicultora e ainda a eleição do sucessor que desejava, Campos Salles.

Campos Sales - (1898-1902)

Em sua carreira política, Campo Sales ficou conhecido como um republicano histórico, vindo a assumir em 1867 o cargo de deputado provincial, em 1872 os de vereador e em 1881 novamente os de deputado provincial. Em 1885 foi deputado geral (ou federal, como se diz hoje) e em 1889 voltava a ser deputado provincial. Quando foi proclamada a República, Campo Sales foi nomeado como Ministro da Justiça por Deodoro da Fonseca. Nesta oportunidade, promoveu a criação do casamento civil e começou a elaboração de um Código Civil. Além disso, substituiu pelo Código Penal o antigo Código Criminal do Império. Trabalhou também, neste período, no projeto de lei sobre crimes de responsabilidade do presidente da república.

Rodrigues Alves - (1902-1906)

O grande destaque do governo de Rodrigues Alves foi a Campanha de Saneamento no estado do Rio de Janeiro, dirigida por Oswaldo Cruz, que tinha por objetivo erradicar a febre amarela e outras doenças. Nesse processo, a imposição da vacinação obrigatória contra a varíola provocou descontentamento popular. Aproveitando-se da situação os militares e políticos cujas ideias eram opostas às dos governantes, eclodindo a chamada Revolta da Vacina (1904), que foi liderada pelo senador Lauro Sodré, posteriormente dominada pelas forças legalistas.

Afonso Pena - (1906-1909)

No âmbito econômico e financeiro, promoveu a primeira valorização do café, criando em 1907 a Caixa de Conversão que recebia toda moeda estrangeira, trocando-a por bilhetes conversíveis mantidos a um cambio baixo. Este instrumento favorecia o setor cafeeiro, pois possibilitava a percepção de um maior volume de dinheiro brasileiro, e, indiretamente, os industriais, graças ao encarecimento das importações.

Nilo Peçanha - (1909-1910)

Ao final de seu governo ocorreu a primeira eleição competitiva da República Velha, resultante da primeira ruptura do Café-com-Leite. Concorreram ao mandato Rui Barbosa e o marechal Hermes da Fonseca. Nessa eleição, Rui realizou a Campanha Civilista, na qual defendia a reforma eleitoral com o voto secreto, a necessidade de um Código Civil e a revisão constitucional. Apesar da boa votação, foi derrotado por Hermes da Fonseca.

Hermes da Fonseca - (1910-1914)

Em novembro de 1910, eclodiu a Revolta da Chibata, sob o comando do marinheiro João Candido, mais conhecido como o “almirante negro”. Os marinheiros dos encouraçados “Minas Gerais” e “São Paulo”, os mais modernos da Armada brasileira, rebelaram-se contra os maus tratos, o excesso de trabalho e contra a chibata, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com