TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Historia Conferencia De Berlin

Trabalho Universitário: Trabalho De Historia Conferencia De Berlin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  1.374 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE HISTORIA

Primeira Guerra Mundial

Introdução

Voltemos atrás no tempo para o século XX... mais precisamente, na década de 1910. Foi nessa década que aconteceu esta terrível e desastrosa guerra mundial, onde entraram países de diferentes continentes. Tudo por causa de um simples atentado que agravou as rivalidades entre os países. Esta guerra demorou quatro anos, e foram quatro anos de muito prejuízo. Então preparem-se... contra os canhões, marchar, marchar!

Fig. 1 – Soldados saindo da trincheira

A Conferência de Berlim

A Conferência de Berlim foi realizada entre 15 de Novembro e 26 de Fevereiro, que consistiu na divisão colonial de África pelos países Europeus.

Este congresso foi organizado por Chanceller Bismarck, da Alemanha. Nesta conferência participou Portugal, Alemanha, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos da América, Suécia, Áustria-Hungria e o Império Otomano.

Fig. 2 – Otto von Bismark

A Inglaterra ficou com grande parte dos territórios, no Norte e Sul de África. França foi o segundo mais beneficiado em territórios, principalmente no Norte. A Alemanha não ganhou tantos territórios como queria (o que também contribuiu para a 2º Guerra Mundial). Os principais territórios que Portugal ganhou foram Angola e Moçambique. Espanha ganhou ainda menos territórios.

Portugal decidiu ligar Angola e Moçambique para aumentar o seu território africano (mapa cor-de-rosa).

Ao saberem desta ideia, os ingleses ficaram furiosos (pois também tinham interesse nessa área) e enviaram um ultimato a Portugal a ordenar que eles renunciassem a esse território, ameaçando o uso da força militar e o corte de relações diplomáticas. Portugal desistiu desta ideia porque não tinha recursos suficientes para aguentar uma guerra contra Inglaterra.

Fig. 3 – Mapa de África Colonial em 1913

Esta divisão influenciou a pobreza de África na segunda metade do século XX e adiante.

Rivalidades económicas europeias

Nos inícios do século XX a Europa detinha a supremacia mundial, mas havia grandes contrastes económicos e políticos entre os seus países, o que levava a fortes rivalidades entre estes, principalmente devido à partilha de África durante a Conferência de Berlim, às concorrências económicas sobre terras, indústria e comércio e ao passado nacional que incluía diversos conflitos.

Sobre os conflitos do século XX, alguns países queriam o que os outros lhes devolvessem terras ou queriam tornar-se independentes. E assim as rivalidades foram aumentando até que chegaram ao ponto da paz armada, na qual foram formadas duas alianças militares: a Tríplice Aliança (entre a Alemanha, a Aústria-Hungtia e a Itália) e a Tríplice Entente (entre a Inglaterra, a França e a Rússia). No entanto, em 1915 a Itália juntou-se à Tríplice Entente, o que aumentou um pouco o seu poder. Contudo a Alemanha tinha um grande poder militar e rapidamente declarou guerra a alguns países que ajudavam os inimigos desta. Estava prestes a começar uma grande guerra...

O Atentado de Sarajevo e o início do conflito

Fig. 4 – Cartaz para recrutar soldados

Em 28 de Junho de 1914, o herdeiro ao trono austro-húngaro foi morto por um estudante sérvio, durante a sua visita a Sarajevo, na Bósnia (daí o nome “Atentado de Sarajevo”). Foi este pequeno conflito que fez as alianças começarem a 1º Guerra Mundial, começando por diversas declarações de guerra, principalmente da Alemanha, que aproveitou por tentar fazer algumas conquistas, o que fez Portugal e outros países entrarem na guerra.

Durante esta guerra dois blocos confrontaram-se: Os Aliados e as Potências Centrais.

Fig. 5 – Países aliados e potências centrais

As colónias dos países europeus foram arrastadas para a guerra, por isso vários países sofreram grandes perdas, mas estas verificaram-se principalmente na Europa.

Foi também realizada uma política de bloqueio naval, a qual prejudicava o comércio entre vários países.

As novas armas, transportes e estratégias utilizadas

Durante a 1ª Guerra Mundial foram utilizados pela primeira vez novos tipos de transportes e de armas.

Quanto aos transportes, foram utilizados os tanques, os submarinos, os aviões e automóveis para o transporte dos soldados. Quanto às armas, foram utilizadas as metralhadoras, os canhões, gases asfixiantes (os quais podiam ser evitados através das máscaras de gás) e alguns novos explosivos.

Fig. 6 – Avião de reconhecimento britânico

Também foram utilizados alguns novos aparelhos úteis, tais como o telégrafo e o telefone, os quais serviam para a comunicação dos soldados.

Os diferentes sectores foram desenvolvidos para ajudar nas inúmeras despesas militares.

Fig. 7 - Máscara de gás

E além disso foram usadas algumas línguas globais para facilitar a comunicação entre os países aliados.

Esta guerra foi dividida em 3 fases: a guerra dos movimentos (de 1914 a 1915), a guerra das trincheiras, provavelmente a mais famosa (de 1915 a 1917) e o retorno à guerra dos movimentos (de 1917 a 1918).

O Tratado de Versalhes e a Sociedade das Nações

A 1ª Guerra Mundial terminou finalmente em 1918.

Os países que saíram vitoriosos reuniram-se em Paris onde foi assinado o Tratado de Versalhes. Este tratado representava-se pelas seguintes decisões:

. Os Alemães tinha de se livrar de parte dos seus territórios, e devolver alguns a aos países (por exemplo, a Alsácia-Lorena à França);

. Os Alemães tinham também de pagar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com