TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Historia Da Matemática

Exames: Trabalho De Historia Da Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O trabalho aqui apresentado vem com o intuito de mostrar de um jeito diferente que a matemática existe desde muito tempo e que é de suma importância para o aluno aprender e conhecer a história da matemática tornando assim este facilitador e compreendedor dessa disciplina.

Por ser a história da matemática muito pouco comentada e discutida, onde nem ouvi falar quando eu estava na escola e só aqui na faculdade pude conhecer, me despertou a vontade de realizar este projeto em cima deste tema.

O estudo da história da matemática é um valioso instrumento para o ensino/aprendizado da própria matemática. Podemos entender porque cada conceito foi introduzido nesta ciência e porque, no fundo, ele sempre era algo natural no seu momento.

Conhecendo a história da matemática percebemos que as teorias que hoje aparecem acabadas e elegantes resultaram sempre de desafios que os matemáticos enfrentaram, que foram desenvolvidas com grande esforço e, quase sempre, numa ordem bem diferente daquela em que são apresentadas após todo o processo de descoberta.

Desse modo, trabalharemos a matemática desde seu surgimento até os dias de hoje, conhecendo assim nomes de grande importância para seu surgimento, curiosidades, símbolos usados nos períodos dessa historia, para que dessa maneira possa ser aguçada no aluno a vontade de ir muito mais além do que o estudado, e que assim possa também despertar o interesse na disciplina que por muitas vezes não é bem recebida pelo aluno.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar ao aluno um maior conhecimento sobre a história da matemática através de atividades pedagógicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Demonstrar os diferentes tipos de numeração e símbolos desde seu surgimento até os dias de hoje.

Conhecer os grandes nomes que fazem parte da historia da matemática realizando atividades práticas pedagógicas.

Compreender a importância do estudo da história da matemática.

PROBLEMA

A matemática, hoje em dia, é vista pelos alunos como um “bicho que sete cabeças”, é algo que faz com que o aluno prefira qualquer outra disciplina que não seja a matemática.

O professor está limitando-se a entregar fórmulas prontas para o seu aluno resolver, sem ele saber de onde surgiu, quem inventou ou como foi criada, e assim, o aluno acaba decorando esta, não aprendendo seu real significado e sucessivamente acaba criando em si uma grande decepção em relação ao conteúdo e a disciplina.

Será que trabalhando a história da matemática em sala de aula, ajudaria nosso aluno a compreender, desvendar e assim gostar da matemática?

JUSTIFICATIVA

Justifica-se o presente trabalho com o intuito de mostrar aos professores que há necessidade do aluno conhecer a história da matemática para que tenha sucesso nesta disciplina ao longo de sua caminhada de aprendizagem significativa.

METODOLOGIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com