TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre A Historia Da China E Japão

Artigo: Trabalho Sobre A Historia Da China E Japão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  1.875 Visualizações

Página 1 de 6

China e Japão

A china Han

Quando o império Romano expandia suas terras, no Oriente outro império também se expandia. Em 205 a.C., o guerreiro Lio Pang fundou a dinastia Han, que iniciou um período de conquistas na China. Com guerras conquistas, expandiu o império chinês para onde atualmente é o Vietnã, a Coreia do norte e parte da grande Ásia central. Uma eficiente burocracia estatal, contratada rigorosamente, andava a controlar os domínios da china. Os governantes estabeleceram um idiomama para toda nação e unificaram o sistema de peso e medidas. O comercio cresceu com a criação da rota Rota da Seda, rota que ligava o Ocidente e o Oriente, e possibilitou a interferência nas duas culturas e uma rica sociedade urbana na China.

Uma era de divisão

Com o declínio da dinastia Han, a partir de 220 d.C., a china passou um período de guerras e de descentralização política. Foram quase quatrocentos anos de conflitos, em que se formaram dezenas de pequenos reinos independentes. Povos do Tibete, da Mongólia e da Ásia menor se estabeleceram no vale do rio Yang-Tsé. Eles se misturaram aos povos nativos, originando uma cultura diversificada. Esse período que também marcado pela expansão do comercio, que favoreceu no final d século VI, uma nova centralização do estado chinês.

A reunificação da China

A divisão interna em 581, quando Yang Jian, alto funcionário do reino Shu, impôs sua autoridade sobre a região sul, fundando a dinastia Sui. Yang Jian adotou como objetivo reunificar o território como a construção do Grande Canal. A obra que ligava as províncias do sul e do norte, aproveitando canais, rios e comportas já construídos. Esta obra foi coparada a muralha da china. Uma sucessão de campanhas militares consumiu os recursos do estado e causou muita revoltas populares.O imperador foi destronado e morto por um comandante do exército, iniciando a dinastia Tang.

A dinastia Tang

Os imperadores Tung continuaram reunificando o território chinês. Eles estimularam a agricultura e o comercio marítimo, o que garantiu o crescimento da economia chinesa. No final do século IX, a capital do império, Chang’ na, tornou-se a maior cidade do mundo, abrangendo do cerca de 1 milhão de pessoas. Na mesma época estimava-se que lá havia cerca 100 mil estrangeiros na China, entre eles árabes, judeus e persas. O contato cultural com esses povos impulsionou a tecelagem, a tintura, da cerâmica, siderurgia e da construção naval. Um decreto posto em 841 proibiu a pratica de religiões estrangeiras e principalmente o budismo. O estado confiscou bens e obrigou muitos monges a deixarem sua vida religiosa. Porem pela sua extensão o budismo continuou em cidades mais afastadas da capital.

A dinastia Song

Uma nova crise levou a queda da dinastia Tang e a fragmentação do reino. A china voltou a se unificar com a função da dinastia Song, 960. Preocupado em proteger as fronteiras os governadores Song mudaram as táticas de guerra e as armas. Nesse período teve início ao uso de pólvora nas armas de guerra. Os imperadores Song também aumentaram o número de soldados alistados nos batalhões, formando um exercito poderoso. O estado também convocou técnicos para ajudarem na agricultura. Eles desenvolveram os novos fertilizantes e promoveram a construção de canais de irrigação. Resultando na maior produção de alimentos e a diminuição da fome e houve crescimento populacional. Nesse período tornou-se comum o uso de papel-moeda (Papeis que podiam ser trocados por dinheiro em qualquer lugar da China) e letras de câmbio. Esse recurso facilitava locomoção com grandes valores e deixavam as viagens mais seguras.

A cultura e a tecnologia da dinastia Song

No período Song, a pintura e a poesia tiveram desenvolvimento, voltadas principalmente à exaltação da China. Também foram criados tratados de medicina, historia, direito e até ciências criminais. Nesse período, os chineses também desenvolveram tecnologias aplicadas à navegação, como o reforço nos cascos e a bússola magnética, que tornaram as viagens mais rápidas e seguras. Beneficiando o comercio marítimo.

O domínio mongol: a dinastia Yuan

No século XIII, a China foi conquistada pelos mongóis, povo originado dos estepes da Ásia central. Sob o comando de Gengis Khan, os mongóis unificaram as tribos e estabeleceu à nova dinastia, chamada Yuan, significa “grande origem”. Pela primeira vez os estrangeiros comandam a China. Durante o domínio mongol as funções eram ocupadas pela sua origem: os mongóis ficavam os cargos maiores, os chineses preenchiam os cargos menores e os demais povos nem participavam da administração do império. O casamento entre mongóis e outros povos era proibido. Nesse período grande obras foram executadas, como a expansão do Grande Canal, a nova capital do novo império. As atividades comerciais foram favorecidas pela abertura de rotas do comércio entre a Ásia central e a Europa.

As trocas culturais

Os domínios mongóis se estendiam por grande parte da Ásia, formando o maior império em extensão territorial da historia. Durante o domino mongol, novas rotas comerciais foram estabelecidas e promoveu-se um grande intercâmbio cultural e comercial entre chineses, mongóis e outros povos. Foi sob a dinastia Yuan que tecnologias chinesas como a pólvora e a bússola, e a literatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com