TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Historia Antiga

Por:   •  4/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH

 

 

Licenciatura em História - EAD[pic 1]

UNIRIO/CEDERJ

 

 

 

 

 

 

 

VIVIAN RODRIGUES DA SILVA PINHEIRO

 

 

 

 

 Rio de janeiro

 

Fevereiro/ 2016

Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH

 

Licenciatura em História - EAD

Unirio/Cederj

  1.  

  2. AD1- 2016.1

  3. Disciplina: história ANTIGA

  4. Coordenação: CARMEM SABINO

 

Nome: VIVIAN RODRIGUES DA SILVA PINHEIRO

Matrícula:15216090168

Pólo: MIGUEL PEREIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

A importância de estudar História Antiga no Brasil.

A importância de estudar Historia Antiga no Brasil nos permite uma melhor percepção do presente e a busca por um futuro mais determinante. Entendemos que os valores atuais advêm de interpretações do mundo antigo, como crenças e politicas, assim o conhecimento do passado nos faz refletir no presente, em questões sociais e culturais.

É necessário que haja uma reflexão sobre o passado, pois as experiências culturais são heranças para a nossa sociedade, principalmente em relação a cultura. Entretanto, diferentes sociedades vivem de forma divergente. Sendo assim portanto, compreender a História Antiga é absorver a nossa história.

Observa-se que civilizações antigas estão em nossa sociedade por diversos meios, arquitetura, filmes, internet e etc. Em diferentes contextos históricos o mundo antigo se faz presente em nossa sociedade brasileira, sejam elas políticas, educacionais ou culturais. Sendo assim somos herdeiros da Antiguidade. “A antiguidade não é boa ou ruim por natureza. Com toda herança, isso depende do uso que dela se faz”( Dabdab Trabulsi,1998, p.248).

Segundo Glaydson (2011), Um passado original é normalmente construído como objeto de conhecimento por isso é necessário à compreensão do tempo presente, sendo, ao mesmo tempo o seu conhecimento a garantia de um futuro proveitoso. Dessa perspectiva, valores, costumes, práticas e experiências são interpretados, para compreensões de questões contemporâneas. Assim assimilamos o presente sobre o passado, valores transmitidos, através do processo de socialização entre gerações através da sua herança cultural.

Segundo  Renata Senna Garraffoni  no século XIX, por exemplo, a legislação romana foi muito citada nos embates pela abolição dos escravos, no início do período republicano brasileiro ideias romanas também se fizeram presente. O Egito Antigo, por outro lado, era muito estudado por D. Pedro II e os reflexos de sua paixão por esse período histórico ainda podem ser percebidos nas coleções egípcias do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. O Egito antigo está intimamente relacionado ao nosso cotidiano.  O grande desafio, segundo Funari, é buscar produzir reflexões críticas, não desprezando essas heranças, mas partindo delas para produzir outras interpretações possíveis sobre o passado. Funari discute maneiras de se ensinar a História Antiga, em especial o Egito, de forma menos tradicional e mais atenta

às necessidades dos alunos, sem perder de vista a importância de se criar um espírito crítico entre os jovens. Assim, procurando analisar o impacto e as mudanças que a escola proporciona ao conhecimento acerca desse período da História em específico, a autora produz uma interessante  análise  sobre  as  conotações  sociais,  políticas e ideológicas que interferem na formação de futuros cidadãos brasileiros. 

Sabe-se que o Egito antigo, pode ser uma ferramenta primordial para o desenvolvimento do senso crítico, para os alunos.  Assim, procurando analisar o impacto e as mudanças acerca desse período da História em específico sobretudo, as questões  sociais, políticas, o homossexualismo, raças e religião. Ao analisar como a Antiguidade Oriental influencia o pensar brasileiro, é importante ressaltar que, mesmo diante das diversidades culturais a Historia Antiga se faz fundamental para o aprendizado do aluno. Sendo assim, portanto  é introduzido à problemática que perpassa os dias atuais, pois o Egito antigo está  relacionado ao nosso cotidiano.

CONCLUSÃO

Diante disso estudar História Antiga no Brasil é relevante, pois é conhecer a própria história do país e perceber como os hábitos do passado antigo se vinculam em nossas sociedades atual, assim aprendemos a buscar por interpretações sobre as diversidades social, nos quais essas sociedades se construíram. Portanto a capacidade de reflexão possibilitará a compreensão de uma sociedade com uma cultura diversificada, a possibilidade de produzir modelos interpretativos mais plurais sobre o mundo antigo. Sendo assim a relevância dos estudos de Historia Antiga no Brasil permitirá que o aluno reflita sobre o presente, embora os estudos dos povos antigos sejam de períodos passados o presente está sempre em busca de novas descobertas se modernizando e assim o aluno potencializará o desejo de buscar novas interpretações, pois o passado é intangível, e não pode ser reconstruído, mas pode ser interpretado. Sobretudo pensar no mundo antigo nos faz entender o presente e assim podemos contribuir para mudanças significativas e a construção do conhecimento sobre o passado e na formação de visões de mundo no presente, pois a herança das sociedades antigas influencia em nossos pensamentos e convicções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (416.2 Kb)   docx (303 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com