TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho escravo no Brasil hoje

Tese: Trabalho escravo no Brasil hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho escravo nos dias de hoje no Brasil

Trabalho escravo nos dias de hoje no Brasil

Já se passou muitos anos desde a escravidão no Brasil e mesmo assim muitas regiões do Brasil continuam com essa crueldade e causando sofrimentos a tantas pessoas. Através dos trabalhos não regulamentados com condições sub-humanas muitos homens e mulheres permanecem nessa vida expectativa de um dia conseguir a tão sonhada liberdade. Por o Brasil ser um país ricamente agrário utilizam-se muitas mãos de obras baratas contribuindo para o crescimento desse trabalho escravo e pela falta de opção de trabalho melhor em determinadas regiões do país. A Amazônia é a região que possui mais casos de trabalho escravo no Brasil por conta de muitas madeireiras, muitas pessoas vão à busca de condições melhores de trabalho e acabam encontrando uma armadilha.

Trabalho escravo infantil nos dias de hoje

Infelizmente o trabalho escravo infantil existe ainda nos dias de hoje, segundo pesquisas de Geografias e estatísticas do IBGE cerca de 5,5 milhões de crianças e adolescentes são escravizadas por trabalhos perigosos se privando dos estudos para ajudar os pais que na maioria das vezes vive nas mesmas condições. Empregar crianças para muitos significa lucro fácil, mas não percebem que com esse trabalho destroem sonhos e aumenta o número de crianças doentes, desnutridas, com pouca capacidade de se tornar um ser pensante e se desenvolver enquanto criança. Na maioria das vezes essas crianças sendo escravizadas crescem e não se desvincula do meio se tornando um adulto submisso e sem ideais. O Brasil necessita de uma política social que faça com que o trabalho infantil e adulto escravizado seja abolido com leis mais rigorosas, suprindo as necessidades quem mais necessita principalmente em regiões mais distantes no Brasil.

Trabalho escravo nos dias de hoje resumo

É importante saber que o trabalho escravo não existe somente em áreas rurais, mas também em cidades e até mesmo grandes metrópoles. O termo escravidão moderna é devido aos tipos de escravidão que quase nada se diferencia da escravidão dos negros. Com uma atividade contra a sua vontade homens e mulheres são forçadas a trabalhar sob ameaça de violência física e psicológica mantendo uma relação de escravo perante seu patrão no qual lucra com sua mão de obra barata. As principais características de um trabalho escravo são o uso da coação e negação de liberdade. O trabalhador fica preso em uma dívida emposta pelo empregador e tem seus documentos retidos ficando assim nas mãos por tempo indeterminado.

Erradicar o trabalho escravo e degradante, por meio de ações fiscais é o dever dos governos atuantes no Brasil. Ter dignidade e liberdade é o direito de todos e a punição para quem emprega alguém nessas condições deve ser muito mais rigorosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com