TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ubuntu

Seminário: Ubuntu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Seminário  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Ubuntu

Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém todos os aplicativos que você precisa, um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais.

Sistema Operacional do Ubuntu

O Ubuntu por padrão o aplicativo HAL Device Manager que pode ser acessado em Sistema > Preferências > Informações de Hardware. Embora oHAL seja muito completo, suas informações são mais técnicas do que realmente necessitamos, além do fato de não ser possível a emissão de relatórios com estas informações. Esse Sistema tem o formato HTML que poderemos facilmente enviar para algum amigo ou pedido de suporte, ou mesmo publicar na web. Assim como em muitas outras distribuições, o Ubuntu já possui o lshw previamente instalado, porém se por algum motivo sua versão não tenha o pacote instalado basta executar no terminal o comando abaixo para obter o mesmo.

sudo aptitude install lshw

Modo Texto: a obtenção de informações do nosso sistema e inclusive a emissão de relatórios HTML, podem ser rápido e facilmente realizados via linha de comando em um terminal, fazendo uso da ferramenta chamada lshw.

Assim como em modo texto conforme já visto, também podemos fazer uso de ferramentas com este propósito em modo gráfico, sendo que para tal veremos agora o uso do próprio lshw em sua versão GTK (lshw-gtk), do HardInfo, excelente por sinal, e também do Sysinfo.

Informações necessárias

Para obter as informações completas disponibilizadas por esta ferramenta sobre sua máquina basta digitar no console ou em um terminal o comando abaixo.

sudo lshw

Como uma extensa lista de informações será emitida, podemos facilitar as coisas de modo a emitir uma página por vez fazendo uso do | (pipe) junto ao comando less. Desta forma poderemos navegar pelas informações usando as teclas Page-Up e Page-Down, sendo que para sair usamos a tecla q de quit.

sudo lshw |less

lshw-gtk

O lshw-gtk é uma GUI desenvolvida em GTK que faz uso da mesma biblioteca do lshw para detectar e listar os dados do seu sistema, fornecendo exatamente as mesmas informações porém de forma mais apresentável mais sem a possibilidade de emissão de relatórios.

HardInfo

O HardInfo é um ótimo aplicativo usado para obter informações detalhadas sobre seu hardware e o sistema operacional, fazer testes de benchmarks e emitir relatórios tanto em formato HTML como texto simples.

Para emitir um relatório do sistema basta clicar no botão Generate Report e uma tela semelhante a da imagem abaixo será exibida. Selecione as opções que deseja emitir, sendo que por default todas estarão selecionadas, e clique no botão Generate para que o relatório seja gerado.

Sysinfo

Com este programa conseguimos ter informações gerais do micro com mais facilidade como, Placa Mãe (vídeo, som, rede, USB caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com