TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIDA E OBRA DE KIMPA VITA

Dissertações: VIDA E OBRA DE KIMPA VITA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  14.796 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Beatriz Kimpa Vita nasceu a 2 de Julho de 1706 na antiga cidade de São Salvador, hoje Mbanza Congo, capital da província do Zaire. Kimpa Vita foi uma profeta popular no reino do Congo, uma precursora das figuras proféticas das igrejas independentes e criadora de um movimento que utilizava os símbolos cristãos. Revitalizou as raízes culturais tradicionais do Congo.

Ela começou a pregar na cidade congolesa de San Salvador, a qual declarou ser desejo de Deus que fosse novamente tornada capital. Seu apelo pela unidade obteve um grande apoio entre os camponeses, que migraram em massa para a cidade, identificada por Kimpa como a cidade bíblica Belém. Ela disse a seus seguidores que Jesus, Maria e outros santos cristãos haviam sido realmente congoleses. Kimpa conspirou em conjunto.

Com o general, súdito de Pedro IV, um dos que lutavam pelo trono, porém foi capturada. Tanto Kimpa quanto seus bebê - concebidos por seu “anjo da guarda” - foram queimados na fogueira por heresia, mediante instigação dos missionários capuchinhos.

DESENVOLVIMENTO

O movimento Antoniano, iniciado por Kimpa, sobreviveu a ela. O rei do Congo, Pedro IV, utilizou-o para unificar e renovar seu reino. As idéias de Kimpa perduraram entre os camponeses, aparecendo em diversos cultos messiânicos até que, dois séculos depois, tomou nova forma na pregação de Simon Kimbangu

Kimpa Vita , batizado com o nome de Beatrice e popularmente conhecida como Dona Beatriz ( c. 1.684 - Julho de 1706 ), foi um profeta religioso congolês e líder do movimento cristão conhecido como antonianismo . Seus princípios e ensinamentos religiosos surgiu, principalmente, da Igreja Católica.

INFÂNCIA

Beatriz Kimpa Vita nasceu em torno de 1684 perto de Monte Kibangu , no Reino do Congo , em uma região que faz parte da atual Angola . Sua família pertencia à nobreza do reino, provavelmente de classe aristocrática chamada Mwana Kongo , e provavelmente foi batizada logo após o nascimento, porque o Congo era um reino católico por cerca de dois séculos. Alguns estudiosos modernos acreditam que foi ligada ao Rei António I (rei entre 1661 e 1665 ), que morreu na batalha de Mbwila (Ulanga), em 1665, porque o nome dele Kikongo , uma Nkanga Vita conecta com o seu nome. No entanto, pode ter sido sua filha, dada a sua data de nascimento e da teoria com base no nome Kikongo é insustentável, também nenhum documento contemporâneo menciona a possível relação familiar entre ela eo rei.

Na época de seu nascimento, o Reino do Congo foi devastado pela guerra civil. Estas guerras começaram logo após a morte de António e eu tinha levado, entre outras coisas, o abandono da antiga capital, São Salvador (atual M'Banza Kongo ) em 1678 ea divisão do país entre diferentes pretendentes rivais ao trono.

De acordo com seu depoimento, coletados em uma investigação de sua vida e relatado pelo missionário capuchinho Bernardo da Gallo, Beatriz teve visões, mesmo em sua juventude e pelo fracasso de qualquer relação emocional levou-a a uma vida espiritual mais profunda. Além disso Kimpa Vita foi educado em algum momento de sua juventude para ser marinda nganga (curandeiro ou xamã), uma pessoa que, segundo a concepção tradicional congolês é capaz de se comunicar com o mundo sobrenatural. O nganga foram então ligados a kimpasi culto , um culto de cura que floresceu no final do século XVII, no Congo. No entanto, por volta de 1700 , ele renunciou ao seu papel e foi para as vistas da Igreja Católica .

OBRAS

Não se sabe o certo quais foram as obras de kimpa vita mas é de realçar que foi uma mulher que se dedicou a vida religiosa profectizando e pregando a palavra

A partir de sua pregação

Beatriz passou a viver entre os colonos enviados para São Salvador pelo rei Pedro IV , um dos vários governantes rivais do Congo, para ocupar a antiga capital agora abandonado novamente. Houve um grande fervor religioso entre os colonos, que estavam cansados da guerra civil sem fim no país, e muitos haviam se tornado seguidores de um velho profeta Mafuta Appolonia , que pregava que Deus iria punir o Congo.

Durante o curso de uma doença que ele sofreu em 1704 , Beatriz afirmou ter recebido visões de San Antonio de Pádua , e quando, como Padre Bernardo foi mais tarde relatou mortos e San Antonio entrou em seu corpo e assumiu sua vida, ela começou a pregar. O profeta popular Appolonia Mafuta apoiou, dizendo que ela era a verdadeira voz de Deus. A partir desse momento, ela pensou que tinha uma ligação especial com Deus, e entre outras coisas, disse que morrem a cada sexta-feira e passar o fim de semana no céu a falar com Deus, depois de voltar à Terra na segunda-feira. Assim, soube-se que o Congo era encontrar sob um novo rei, uma vez que as guerras civis que atormentaram o país desde a batalha de Mbwila em 1665 provocou a ira de Cristo . Ela recebeu a ordem divina de construir um catolicismo especificamente congolês e unir o Congo sob um rei. Ele tentou entrar em contato com vários dos pretendentes ao trono como Pedro IV ou o seu principal rival João II , mas ambos se recusaram a ouvir. No entanto, em pouco tempo ele foi capaz de reunir um grande número de seguidores e tornou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com