TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores Morais

Ensaios: Valores Morais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 5

PREVISÃO DE VENDAS

A previsão de vendas é importante porque possibilita a utilização das máquinas de maneira adequada, para possibilitar a reposição dos materiais no momento e na quantidade certa e para que todas as demais atividades necessárias ao processo industrial sejam adequadamente programadas. Apesar das previsões de vendas serem importantes e úteis para o planejamento das atividades, elas podem apresentar erros nas estimativas, deve-se ter cuidado tanto na coleta de dados como na escolha do modelo (método) de previsão, para que seja minimizado os erros a níveis aceitáveis e assim não comprometer a exatidão da previsão.

Há grande número de fatores que podem influenciar as vendas, podemos citar, por exemplo, a previsão obtida matematicamente, que por sua vez poderá então ser ponderada pelos critérios surgidos da análise de outros fatores.

Podemos dividir os fatores mais importantes em três categorias:

A economia do país em geral - Indicadores econômicos.

O mercado em que opera a empresa – Tendências da economia.

A participação da empresa no mercado total – Nem sempre é possível determinar com exatidão, pois as vezes não existem dados estatísticos Diferenças entre Planejamento, Predição e Previsão.

Planejamento: Processo lógico que descreve as atividades necessárias para atingir os objetivos.

Predição: Processo de determinação de acontecimentos futuros com base em dados subjetivos.

Previsão: Processo metodológico para determinação de acontecimentos futuros, baseados em modelos estatísticos, matemáticos e econométricos, mesmo modelos subjetivos porem com uma metodologia clara e pré-definida.

Previsão de vendas: O sistema de previsão de vendas é o conjunto de procedimentos de coleta, tratamento e análise de informações que visa gerar uma estimativa das vendas futuras, medidas em unidades de produtos em cada unidade de tempo.

Passo 2

Ciclo da Administração de Materiais

Necessidade do Cliente - Identificar as necessidades, explorá-las e identificar os motivos pelo qual o cliente quer satisfazer essa necessidade, é o primeiro passo para uma venda consultiva. Por exemplo, pedir para um diretor industrial contar sobre as dificuldades no processo produtivo, mapear as causas, explorá-las e fazer com que ele priorize resolver. Quando isso acontece, ele automaticamente precisa buscar uma solução. Valem lembrar que as necessidades dos clientes são infinitas, os recursos é que são escassos.

Analise - Com base nas informações recebidas do cliente, a área de gestão de materiais consolida as informações e chega ao total a ser produzido, em comum acordo com a área de produção da empresa num sistema de produção puxada (filosofia Just-in-time – JIT) ou empurrada. Ao se determinar o quanto produzir é possível determinar os quantitativos de matéria-prima e os demais insumos de produção.

Reposição de Materiais - como a empresa dispõe dos dados e das condições oferecidas por cada um dos fornecedores, ela analisa o que é mais importante naquele momento para decidir sobre a compra. O que é mais importante naquele momento de fechar a compra dos insumos e matéria-prima: O preço? O prazo de entrega? As condições parceladas de pagamento? Cada empresa vive realidades momentâneas diferentes em determinados momentos. Às vezes, o preço a vista é melhor do que a prazo, mas ela vai decidir esta questão em função do seu fluxo de caixa, e às vezes opta por um preço maior, mas que será parcelado em algumas duplicatas. Diante destas questões que envolvem o processo decisório, a empresa toma uma decisão mais favorável e confirma a compra. A confirmação da compra é feita por um pedido formal, onde deve estar escrito e especificado detalhadamente todos os itens e as quantidades a serem adquiridas, pois, só assim, poderá realizar uma conferência minuciosa dos itens na recepção quando os mesmos forem entregues pelo fornecedor. Havendo um pedido formalizado por escrito o pessoal do almoxarifado irá saber se de fato a sua empresa realmente comprou aqueles itens, bem como realizar a conferência das especificações dos itens realmente adquiridos.

Recebimento- esta atividade é realizada na plataforma da empresa que está recebendo o produto comprado. Neste ato, os conferencistas usam o pedido formal de compras para conferir especificações técnicas, preço, as condições de pagamento, a qualidade. No ato da conferência, aqueles itens que, por ventura, não foram comprados não podem ser recebidos pela empresa e devem ser devolvidos, assim como os itens que não estão dentro dos padrões especificados no pedido da compra. É preciso checar se a qualidade, prazo de validade estão dentro das conformidades.

Armazenamento - Responsável pela gestão física dos estoques, compreendendo as atividades de guarda, preservação, embalagem, recepção e expedição de material, segundo determinadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com