TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que diploma jurídico autorizou pela primeira vez que mulheres exercessem o direito de voto no Brasil?

Tese: Que diploma jurídico autorizou pela primeira vez que mulheres exercessem o direito de voto no Brasil?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  Tese  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 2

Que diploma jurídico autorizou pela primeira vez que mulheres exercessem o direito de voto no Brasil?

Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932.

Havia restrições de alguma ordem ao exercício do voto feminino neste diploma jurídico?

Sim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.

O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.

do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.

O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.

Questão objetiva

Um código eleitoral é o conjunto de normas legislativas que rege o processo de eleição para cargos políticos. As primeiras disposições eleitorais no Brasil datam da Constituição de 1824, a primeira do país. Através dos tempos, diversas alterações, de maior ou menor relevância, foram sendo feitas na regulamentação das eleições brasileiras. Porém, um código eleitoral propriamente dito, que reunisse todas as disposições legislativas referentes ao processo eleitoral, só foi instituído no Brasil peloDecreto nº 21.076, de fevereiro de 1932. Nesse sentido, o código eleitoral de 1932 significou um avanço importante em termos de exercício da democracia no Brasil. Entre as medidas nele consagradas, estavam:

a) Criação da justiça eleitoral, voto censitário, direito de voto para maiores de 18 anos;

b) Introdução do voto secreto, criação da justiça eleitoral, direito de voto para as mulheres;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com