TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografias: Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 10

<h

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo ATPS História Da Pedagogia

ATPS História Da Pedagogia

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: simonesi 17 junho 2013

Palavras: 3288 | Páginas: 14

Introdução

Estudar sobre a educação escolar no Brasil nos incentivará a ter um olhar crítico na questão da educação cada processo de mudança a escola em ascensão acompanhando tal mudança e neste projeto concluímos isso.

“Somos feitos de tempo?”

Somos constituídos pela herança cultural dos nossos antepassados e por isso projetamos o futuro com suas mudanças. Conscientizar que o passado nos influencia faz com que estabelecemos mudanças precisas e realizações projetadas e as metas nos desperta para um caminho já percorrido, pois o tempo é feito de memória.

A memória histórica fica registrada o tempo tem suas mudanças e é com isso que a cada época tudo muda se transforma e renova e se refaz.

Cada geração assimila sua herança cultural com o passado que não está morto transforma o presente nos levando ao futuro com todas as suas expectativas.

O tempo ou o passado nele aqui difundido, ou seja, sua memória histórica deve ser preservada essa é a herança de uma geração a outra e diferencia em cada canto, ou seja, o fato de que a cada dia surge uma idéia nova um processo novo ou algo novo isso modifica a cada dia a história por isso e diferente em cada canto e em cada momento, como vimos a respeito de nossos antepassados e de outros.

O tempo tem suas mudanças ai está à mudança também do povo da cultura da organização em cada canto não e justificadamente iguais em cada lugar tem suas regras seus limites suas dificuldades e com o tempo que nossos antepassados tiveram houve grande influencia no nosso presente e nos faz refletir sobre o futuro.

É preciso repensar o futuro que está projetado nos erros e acertos do passado não só na nossa concepção de organização mais em âmbito geral em especial pensar no educacional para que ajam definições mais claras para outras gerações.

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA.

A educação mantivera um papel importante na educação indígena escolar no Brasil. Jesuítas mantinham interesse na educação indígena com base na gramática dos gentios e algo que eles mantinham muito forte era a questão da religião.

Neste mesmo período do processo de alfabetização do índio havia outros mestres que ensinavam os meninos a ler e escrever e as meninas eles ensinavam cozinhar entre outros. Os Jesuítas tentavam integrar o índio a realidade deles mudando muito a sua cultura, no modo de vestir falar para serem inseridos na sociedade.

Por volta de 1500 à proposta da igreja católica de educar os índios perdurou essa foi uma missão da igreja católica. Eles se interessavam na fé dos índios. Os jesuítas trabalhavam com o propósito de inserir métodos para que os índios se adequassem a uma vida social. Esse período foi até 1544, pois após isso o Estado interveio e expulsa os jesuítas do comando de ensino e esse processo o Estado contrata professores assalariados para darem aulas, isso dificultou muito o processo aprendizagem visto que teve de iniciar tudo praticamente do zero e então reformularem o modo de ensinar.

Nasce o direito a liberdade ao ensino no período de 1824 á 1837 concedido a meninas mais em escolas elas são separadas dos meninos. As meninas aprendem através de professoras mais ainda com muita descriminação e exclusão os cursos são reservadas para os homens.

Houve vários períodos de mudanças até chegarmos à educação que está hoje diversificada e encontrada ainda em mudanças.

Educação em fase de reconstrução e evolução

A educação brasileira foi construída em base desordenada, vem tentando uma história de desenvolvimento no que temos e tendo ainda base na realidade européia sofremos com as mudanças ao longo do tempo esta linha cronológica abaixo explicará mais detalhadamente esses períodos.

Brasil Colônia

1500 Descobrimento do Brasil

Educação Tribal- baseada em uma educação difusa, crença em deuses

1549 a 1759 Período Jesuítico

Jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho com os índios catequizando.

Educação a serviço da igreja, ensinando aos indígenas a ler e escrever más com o próprio ensino mudando algumas tradições e costumes dos índios-

Surge o primeiro colégio na Bahia pelos portugueses.

1549 a 1759 Também neste período assistido pela história percebemos que os Jesuítas foram expulsos por Marquês de Pombal, a educação já estava bem estruturada e o processo se interrompeu então tivemos que iniciar a partir daí um trabalho que estava firmado em bases.

Houve filhos da elite colonial em regime de internato e Padres Anchieta e os livros à pena onde precisam escrever uma cópia à cada aluno a lição do dia seguinte.

Brasil Império

1824

As maiorias das meninas recebem educação de suas mães no mesmo período em que presenciam a vinda da Família Real, para atender as necessidades de sua estadia no Brasil, Amas de leite ensinam os filhos da família Real a ler.

1822 D. Pedro I proclama a Independência do Brasil,

Primeira Constituição Brasileira houve a instituição da Lei Magna que entre seus termos dizia que o ensino passava a ser gratuito a todos os cidadãos.

1827 Houve uma revolução na escola com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com