TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfaberizadora Construtiva

Exames: A Alfaberizadora Construtiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  8.282 Palavras (34 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 34

I - RESUMO

A reflexão sobre o ensino da leitura na escola é muito importante. Nesta reflexão é essencial analisar os fatores que impedem a formação de sujeitos leitores para que possa apresentar caminhos de renovação e qualificação na prática pedagógica relativa a leitura.

A leitura sempre teve e tem um papel social de grande interferência na sociedade, mas enquanto haver educadores com caráter dominador o processo educacional será sempre excludente .

O trabalho de leitura, na escola, tem por objetivo levar o aluno a análise e à compreensão das idéias dos autores e buscar no texto os elementos básicos e os efeitos de sentido. É muito importante que o leitor se envolva, se emocione e adquira uma visão de vários materiais portadores de mensagens presentes na comunidade em que vive, buscando sempre a democracia.

Um trabalho de leitura e formação de leitores precisa abordar tipos diversificados de textos, pois o mundo está em mudança constante e é preciso avançar de acordo com a tecnologia.

No âmbito escolar percebemos que os alunos que os alunos cada vez mais se afastam e desinteressam pela leitura e é aí que se questiona a prática pedagógica, o ensino e o incentivo da leitura em sala de aula e as propostas de ação que podem levar as crianças a se tornarem “Leitores competentes”. Investir na formação de leitores é uma tarefa urgente. É preciso apostar que é possível ir muito além da alfabetização e que sujeitos leitores são capazes de olhar reflexivamente a realidade à sua volta, e capazes de fazer a opção de muda-la de alguma forma.

II - ABSTRACT

The reflection about the reading teaching at school is very important. In this reflection is essential to analyze the factor that make difficult to form a reader who can show new good ways to teach reading.

The reading always had and still having a big social interference in the society, but while exist dominator teachers the educational process will be always excluded.

Reading at school, should take the students to analyze and comprehend the author’s ideas and find in the test the basic feelings. It’s very important the reader embrace, get the emotion from each message show for comunity where they live , looking always for democracy.

A reading work and readers need to abort a lot of kind of texts , because the world always changes and everyboby needs to follow this tecnologies changes.

At school, students are even more losing the interest in reading than we have to think about teachers’ way to teach , it’s very important at classroom to stimulate kids like to read to become a “capable reader”.

It’s necessaire urgently make more than simple readers but readers able to reflete about the reality and able to make good and necessaries changes.

III - INTRODUÇÃO

Para desenvolver o gosto pela leitura a professora de 4ª série do ensino fundamental incentiva seus alunos de maneira que desperta a vontade, o querer, o desejo pelo ato da leitura.

Cada série possui um caderno de registro das leituras que são efetuadas. Esse registro é elaborado pelo próprio aluno, partindo das idéias da sua interpretação. Esse caderno é comunitário, isto é, todos os alunos tem acesso, a todos os livros e como também a todos os cadernos de registro.

Esta pesquisa busca um estudo e uma análise da proposta de ensino de leitura para os alunos de 4ª série do ensino fundamental.

Através desta pesquisa pretendo mostrar como a leitura esta sendo trabalhada (insistindo) com alunos da 4ª série do ensino fundamental.

Este estudo de caso pretende compreender a proposta de ensino da leitura da 4ª série.

Conhecendo, como mãe o método utilizado pela professora da 4ª série do ensino fundamental, achei importante aprofundar o assunto para conhecer melhor e trazer em sala, já que tenho notado bons resultados.

IV - METODOLOGIA

Os princípios metodológicos norteadores deste trabalho, foram baseados

no estudo de caso, que se enquadra em uma abordagem qualitativa de

pesquisa, envolvendo a participação do pesquisador na realidade estudada.

Este estudo foi desenvolvido em sala de aula com alunos de 4ª série do Ensino

Fundamental em uma escola particular localizada em Bragança Paulista.

A escolha da escola deveu - se ao fato da proposta pedagógica estar

trabalhando dentro da abordagem construtivista interacionista, que permitem

ao aluno ser o sujeito de sua própria aprendizagem, atuando de modo

inteligente em busca da compreensão do mundo que o rodeia e criando e

coordenando relações entre acontecimentos e objetos nos quais interage.

A prática educativa está comprometida em fazer com que o aluno seja o

centro de seu próprio percurso em direção ao conhecimento, e que seu

desenvolvimento cognitivo e emocional se dá na relação e interação entre o

sujeito e o objeto, ou seja, na interação dele com o ambiente e com as demais

pessoas na interação social. Para os interacionistas o organismo e o meio

exercem influência recíproca e esta influência gera conflitos e estes, por sua

vez, geram mudanças e elaborações que conduzem assim à aquisição de um

novo conhecimento.

Este estudo de caso foi baseado na observação e registro em diário de

campo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com