TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das habilidades de comunicação para a aceitação construtiva das críticas

Pesquisas Acadêmicas: A importância das habilidades de comunicação para a aceitação construtiva das críticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema 05: Eu, Você, Nós: Comunicar é Preciso

A comunicação faz parte do nosso dia a dia e está presente, em suas várias formas, durante quase todo o tempo que passamos acordados. Considerada o ato ou o efeito de emitir, transmitir e receber mensagens, pode ser efetivada de diferentes modos e por meio de diversos canais, como, por exemplo, a fala ou a escrita, ou por gestos, sinais etc.

Embora o tema comunicação possa parecer simples, interessa saber quantos de nós desenvolvemos uma comunicação adequada e obtemos os resultados esperados. A isso chamamos comunicação eficiente, pois requer que as pessoas entendam sua mensagem, respondam a ela e, de preferência, na direção que você deseja ou espera.

O processo de comunicação envolve alguns passos, nos quais está inserido o emissor de uma mensagem, ou seja, a fonte de onde partiu a ideia ou o conteúdo a ser transmitido para outro(s), que usualmente chamamos de receptor(es). Nesse processo é preciso eleger como e por qual meio transmitir as informações e cuidar para que ela chegue de modo claro (sem ruídos) ao receptor, que idealmente nos dará um feedback para sabermos se a mensagem foi compreendida.

Quando ocorre um descompasso entre a mensagem que queremos transmitir e aquela que as pessoas recebem, em geral estamos falando de ruídos ou barreiras à comunicação, que podem ser de diferentes tipos, entre eles: problemas de semântica (escolha de palavras e expressões com significado incompreensível ou desconhecido pelos receptores da informação), distrações físicas (barulho, interrupções), efeito de status (a diferença entre níveis hierárquicos ou sociais entre os interlocutores), bem como as diferenças culturais e a falta de feedback.

Outros elementos que interferem diretamente nesse processo são as formas de comunicação (verbal e não verbal) e a escolha dos canais para a transmissão da mensagem (conversa face a face, telefone, e-mails etc.).

Há que se destacar a importância do saber ouvir, a chamada escuta ativa, e do estabelecimento de diálogos como base para uma comunicação de qualidade. Outro fator bastante relevante, em especial nas organizações atuais, é o feedback, que vem sendo usado por gerentes para oferecer orientações ou avaliações aos funcionários quanto ao seu comportamento e desempenho.

O “fazer e receber críticas” não é uma tarefa fácil de ser realizada, mas, muitas vezes, é necessário para reestabelecer um relacionamento pessoal ou profissional, no qual esteja havendo algum desencontro ou problema entre as expectativas e o que está ocorrendo efetivamente. Para que um feedback seja produtivo e promova as mudanças de comportamento desejadas, a crítica deve ser feita de forma construtiva, independentemente de o conteúdo a ser tratado ter um foco positivo ou negativo.

Para elaborar e receber críticas de forma construtiva, a habilidade de comunicação é imprescindível, bem como a assertividade, que se refere a expressar o que realmente se pensa ou se sente, ser honesto e autêntico, sem ser agressivo ou grosseiro, e a empatia, que, por sua vez, significa conseguir se colocar no lugar do “outro”, percebendo a situação ou o problema da perspectiva dele. Tais cuidados são essenciais para se evitar o desgaste dos relacionamentos e mantê-los saudáveis e produtivos, já que as críticas inadequadas e repetidas podem se transformar, inclusive, em um problema legal de “assédio moral”.

O capitulo também propõe uma discussão sobre as dificuldades do “falar em público”, lembrando que esse medo é muito comum e, para vencê-lo, existem hoje algumas alternativas como cursos de formação e treinamentos em oratória e técnicas de apresentação, além de extensa literatura a respeito. Há consenso sobre a necessidade de se preparar para fazer apresentações e isso inclui planejamento (objetivo, público-alvo, recursos), preparação (estudar o tema, elaborar as falas) e cuidados na execução (colocar em prática o que foi planejado) da apresentação.

Conceitos Fundamentais

Assédio moral – ocorre quando há um conjunto de condutas abusivas, frequentes e intencionais, usadas para constranger e desqualificar uma pessoa. Não se trata de uma simples situação de conflito ou estresse (Heloani, 2010).

Assertividade – se refere a conseguir expressar o que realmente se pensa ou se sente, ser honesto e autêntico, sem ser agressivo ou grosseiro.

Barreira à comunicação –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com